Por Ana Mesquita Morais



Durante o período de Verão, o número de utilizadores de ginásios aumenta consideravelmente

Com o fim do Inverno, da chuva e do frio, acabaram-se as tardes e noites
infindáveis, afundados no sofá, em frente à televisão, em que o verbo que
melhor define o que se faz é mesmo "vegetar."
Os dias mais quentes e os fins de tarde mais amenos levam a que dezenas de
pessoas acabem com o período de "hibernação" e se dirijam em massa aos
ginásios, para perder aqueles quilinhos acumulados ou tonificar os músculos
adormecidos durante o Inverno.
Por volta das 17 horas um ginásio, na Covilhã, começa num rodopio de aulas,
máquinas, música e ritmo que só tem fim por volta das 21horas. Mulheres, homens e crianças, por motivos de saúde ou de estética dedicam-se,
pelo menos durante uma hora, ao seu corpo. As motivações que levam as
pessoas ao ginásio são as mais diversas: uns começam a frequentar o ginásio
três meses antes de irem para a praia, outros por motivos de saúde, outros
porque a prática de artes marciais ou de danças os fazem sentir-se realizados, e outros porque gostam realmente de exercício físico e praticam-no de uma forma regular durante todo o ano.


São vários os truques para ter um corpo perfeito



Fobia de Verão

Os ginásios enchem antes do Verão e procuram-se resultados imediatos,
esquecendo-se que a alma não se alimenta de obsessões.
Carla Soares dos Santos, de 30 anos, é a gerente de um ginásio, reafirma a
ideia de que "há uma grande percentagem de pessoas que só vem a partir de Fevereiro/Março, porque começa a chegar um tempo mais quente, em que se usam roupas mais leves e como tal as pessoas vêem-se obrigadas a melhorar a sua forma física."
A maior afluência das pessoas nesta época denota a despreocupação que têm por si próprias e pela sua saúde nos restantes meses do ano. Segundo a jovem gerente, "as pessoas têm que se começar a mentalizar que têm de fazer desporto o ano inteiro, e que não é em três meses que ficam perfeitas para ir para a praia." A cultura do corpo transformou-se num verdadeiro culto à forma e à estrutura. Vive-se na ditadura do corpo. "Faço exercício com muito mais frequência no Verão já que no Inverno quase nunca venho ao ginásio", afirma Maria José, 43 anos. Também Sónia Saraiva de 21 anos, confessa só ter começado a ir ao ginásio "em Fevereiro porque é o mês que antecipa a Primavera." O corpo deixa assim de ser um meio, para se tornar num fim. Não importa quem representa mas o que representa.


Desportos de Ginásio

As aulas de desporto são bastante concorridas, mal começam a aumentar as temperaturas

As máquinas de pesos não têm descanso, as bicicletas não param dando ao ginásio um ambiente saudável, rodeado de corpos suados e activos.
Para quem não aprecia muito as máquinas de pesos, sempre pode optar por
frequentar as mais variadas aulas como capoeira, judo, kickboxing, push power, localizada, workout, aero-latino, step, aero-box e aulas de manutenção, entre outras.
A aula de aeróbia é realizada em grupo, e tem o seu ritmo determinado
pela música escolhida pelo professor, com o principal objectivo de desenvolver a capacidade aeróbica dos alunos. Maria Adelina Santos, faz exercício físico há muitos anos "porque é uma forma de aliviar a dor nas costas." À excepção de muitos, Maria Santos frequenta este espaço todos os dias. "Se for numa altura em que estou mais nervosa, gosto de estar em aulas de grupo para me distrair com as minhas amigas. Se estiver mais bem disposta gosto de ir para a musculação e para o cardio-fitness."
A corrida, o step, a bicicleta ou até a passadeira são excelentes exemplos de exercícios para manter uma boa forma. Há também quem prefira aulas mais activas e que exijam mais do corpo. "A minha aula preferida é o aero-box, porque posso descarregar todo o stress através dos murros e dos pontapés que damos para o ar" diz Raquel Faria, de 22 anos, acrescentando ainda que "além disso é a aula em que se transpira mais e se esforçam mais o músculos."


A actividade física traz inúmeros benefícios ao corpo



Exercício Físico e Saúde

Todos sabem que o exercício físico é extremamente benéfico para a saúde, no
entanto, deve-se sempre consultar um médico antes de começar a rotina dos
exercícios. Roberto Mauna, 30 anos, é master trainer num ginásio da cidade, e alerta as pessoas ao referir que "é primordial fazer um exame médico antes de começar a frequentar este espaço: um exame geral, cardiovascular, respiratório e muscular."
A actividade física para além de trazer inúmeros benefícios aos sistemas
respiratório e cardiovascular, fortalece os músculos, é boa para perder
peso, baixar o colesterol, regularizar o intestino, etc. "Cada pessoa tem o seu plano de treino, que se ajusta às capacidades de cada um", informa a gerente do ginásio. "Há muitas pessoas que vêm aqui só para emagrecer, mas também há outras que frequentam o ginásio para fazer fisioterapia, e outras que já tiveram enfartes, que têm cancro, escoliose, etc."
O hábito do exercício leva jovens e adultos a ter uma vida mais tranquila e
saudável", revela Roberto Mauna. "É importante acrescentar que é quase obrigatório complementar o exercício físico com uma alimentação saudável. Não vale de nada fazer ginástica se se passar o resto do dia a comer batatas fritas e hambúrgueres", adverte Roberto Mauna. Além disso, "é preciso mudar de estilo de vida, sair um pouco da rotina e fazer uma vida mais natural, comer melhor, fazer caminhadas e respirar ar puro." O master trainer acrescenta que " a Covilhã tem excelentes condições para se levar um ritmo de vida saudável, o problema é que as pessoas não são capazes de se levantarem às 7 horas da manhã para irem correr ou caminhar."

Saúde ou Estética?

O resultado estético dos corpos pode trazer a muitos a realização, felicidade e até mesmo criatividade existencial. Ficar belo e mais desejado é um objectivo que tem vindo a aumentar entre muitas pessoas. A preocupação principal para alguns é o olhar do outro e a adequação à moda ou regras impostas pela sociedade.
Segundo Roberto Mauna, "em Portugal cerca de 80 por cento das pessoas fazem ginástica por motivos de estética e o mais triste é que só vêm ao ginásio
três meses antes do Verão. Depois deixam de vir durante sete meses e desta
maneira nunca poderão assegurar uma boa forma física." O corpo é e só pode ser parte da totalidade existencial. O corpo é apenas uma armadura que dá sustentação à alma e ao espírito. "Tem que se fazer ginástica não por motivos de beleza mas sim de saúde. Em Portugal não se luta por uma vida mais saudável e relaxada", afirma o master trainer. Mais importante que ter um corpo belo e talhado é sem dúvida ter um corpo são.
O exercício não deve ser feito apenas por razões de beleza mas sim por razões de saúde e bem-estar. Para além de melhorar a auto-estima, diminui a
ansiedade e depressão, melhorando também a integração social.




Algumas dicas para manter o corpo sempre em forma



Sugestões para a prática de exercício físico



- Para iniciar a actividade física com mais segurança, consulte um médico e um professor de educação física;
- Seleccione actividades de que você realmente goste;
- Escolha horários e opções compatíveis com o seu estilo de vida;
- Nos primeiros meses, estabeleça como objectivos o prazer, sucesso na realização das actividades e satisfação pessoal;
- Incorpore a actividade física do seu dia-a-dia: ande mais a pé, suba mais escadas, etc.