Está apresentada a maquete do futuro centro cívico de Cantar Galo
Inaugurações
Cantar Galo com nova estrada

Um dia inteiro a cortar fitas e descerrar placas, para o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto. De manhã passou por Cantar Galo e pelo Lameirão, na parte da tarde foi a vez de Unhais da Serra.


Por Eduardo Alves


A placa da autarquia covilhanense abria o cortejo de pessoas que percorriam os 800 metros da nova estrada. Transportada por uma viatura da câmara, dizia, “mais uma obra inaugurada”. Lá mais para traz, depois do rancho e da banda filarmónica, o edil, Carlos Pinto.
Políticas de marketing ou não “a câmara gosta é de mostrar obras”, explica Pinto. Esta, que liga o Lameirão a Cantar Galo e ao Bairro dos Penedos Altos, vem dar “uma vivência completamente diferente aos habitantes desta parte do concelho. Quem o refere é Carlos Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Cantar Galo, que sublinha a importância daquela inauguração. Segundo este autarca “a estrada era esperada pelos moradores, há mais de 20 anos”. Tardia que foi a sua conclusão, espera-se que “tudo funcione pelo melhor doravante”, remata o presidente da junta.
Esta nova acessibilidade, orçada em 400 mil euros, veio também trazer a esta zona do concelho, “uma nova perspectiva de crescimento habitacional”. Carlos Pinto parece ter gostado da festa na inauguração e anunciou já uma nova ligação.
Desta feita, como explica Carlos Sousa, “um caminho em terra batida, mas com perfil de estrada, junto à Escola de São Domingos” vai ser asfaltado e passar a estrada. Novas promessas que os populares agradecem. Agora só já faltam “as carreiras passarem por aqui”. Segundo o edil, essa questão está já tratada, “até porque esta nova infra-estrutura contempla já paragens de autocarros”, e esperam-se só os ajustes de horários e percursos com a empresa de transportes.



Novo espaço infantil

Uma estrada e um parque infantil foram prendas dadas pela autarquia covilhanense

Na manhã solarenga do passado domingo, os mais pequenos não foram esquecidos. O único espaço na freguesia “que lhes estava destinado”, acrescenta Carlos Sousa, “foi agora remodelado e está digno de utilizar”. Este “renovado” parque infantil, colado à sede do Estrela da Pousadinha Futebol Clube, apresenta-se agora equipado com as devidas protecções e objectos lúdicos, “como regulamentado”, termina o presidente de junta.
Dentro de uma política cultural, a passagem do edil na freguesia de Cantar Galo fica também marcada pela promessa de obras na sede da colectividade da freguesia e outros arranjos. O autarca local vai mais longe e avança com a criação de novos espaços destinados aos mais pequenos.

Centro Cívico vai ser realidade

O projecto passou agora do papel para uma maqueta. A população diz que o avanço ainda não é muito significativo, “até porque não se vê no terreno”, mas confessa que já é alguma coisa. Apresentada que foi, durante o almoço-convívio, esta maqueta que transmite a ideia do que será o novo centro cívico ficou sob o olhar atento dos moradores de Cantar Galo.
Toda a parte central da freguesia, junto à zona da ponte vai ser alvo de uma transformação profunda. O projecto contempla a construção de um espaço que reúne em seu torno, várias funções, como estacionamentos, dispersão de trânsito e parque de lazer. Orçada em 350 mil euros, a obra tem como prazo de execução o período até finais de 2005.