Documentários em grande
Festival "Novas Músicas" na Guarda

NC / Urbi et Orbi


O “Festival de Novas Músicas Ó da Guarda” é um dos principais destaques da programação cultural da câmara municipal guardense para este mês de Julho. O mesmo iniciou-se ontem, segunda-feira, 12 , e até 18 do corrente serão exibidos três vídeos na Mediateca VII Centenário e terão lugar no Auditório Municipal actuações de alguns protagonistas de novas tendências musicais, sobretudo de traços experimentais, sempre às 21h30.
O primeiro documentário no âmbito deste Festival, que foi mostrado ontem, intitula-se “The Work of Director Chris Cunningham”. Considerado um dos mais arrojados realizadores de vídeos musicais, demonstra como a música e as artes visuais andam de mãos dadas na era contemporânea do audiovisual. Seguiu-se “Twelve Stories About John Zorn”, sobre um dos mais importantes músicos americanos de vanguarda, e, no dia 15, um vídeo sobre a “Mostra da Semana Internacional de Música Experimental de Barcelona – Metrònom”, dedicada às novas correntes de música e das artes de vanguarda, com concertos de Riccardo Massari, Sonic Kitchen e Kriminal Museum.
A 16 de Julho, as novas tendências musicais estarão patentes nas actuações de Wadada Leo Smith, um dos músicos mais criativos das últimas três décadas, e de Ikue Mori, um verdadeiro experimentalista de novas linguagens musicais. Rafael Toral é o músico que se segue, ele que começou a sua actividade em grupos pop-rock de vanguarda como os Pop del’Arte e que hoje apresenta com um percurso musical bastante reconhecido internacionalmente, com destaque para as colaborações com os Sonic Youth, por exemplo. O último dia do Festival é composto pelo espectáculo de Stefan Weisser, mais conhecido por Z’ev, uma das figuras mais emblemáticas de sempre do panorama das artes performativas audiovisuais e de vanguarda.
Mas a programação cultural da cidade da Guarda para o mês de Julho contempla outras atracções, principalmente o “Projecto Emergências” e o “Ciclo IN – Ventos no Jarmelo”. No âmbito do primeiro, serão exibidos várias películas cinematográficas no Jardim Municipal Teles de Vasconcelos e no Auditório do IPJ guardense, entre os quais “Mystic River”, de Clint Eastwood, “Cabaret”, de Bob Fosse, e “Elephant”, de Gus Van Sant.
Para a sede da Junta de Freguesia de São Pedro do Jarmelo estão previstos vários eventos, dos quais se destacam o “Euro 2004 no Jarmelo” e a apresentação da Ronda do Jarmelo, o lançamento do seu primeiro disco e a esposição de cultura “Animais de Ferro”, por Rui Miragaia. Durante o mês há ainda lugar para actividades desportivas, conferências, música, exposições de pintura e fotografia, entre outras.