Segundo a organização, um dos objectivos foi o de desenvolver o gosto pela música
Música
Concurso de Piano traz estrelas ao Fundão

Cerca de 40 participantes estiveram, ao longo da semana, envolvidos no 5º Concurso Juvenil de Piano "Cidade do Fundão". O objectivo do mesmo era estimular o gosto pela música. Participantes de vários países deslocaram-se à capital da cereja devido a este evento.


NC / Urbi et Orbi


Terminou no passado sábado, 10, o 5.º Concurso Juvenil de Piano "Cidade do Fundão", organizado pela Academia de Música e Dança, pela Câmara Municipal e pela Santa Casa da Misericórdia do Fundão. Com 38 participantes, o evento é dedicado ao compositor Carlos Seixas, figura que é, também, alvo de uma exposição que está patente no Casino Fundanense.
Os concorrentes dividem-se por quatro categorias. Na categoria “Infantil A”, que abrange jovens até aos oito anos, estiveram presentes seis músicos, sendo um deles da Polónia. Na categoria “Infantil B” também seis concorrentes, dois deles espanhóis. Já na “Juvenil A”, o concurso admitiu 13 participantes, todos eles portugueses e na “Juvenil B” o mesmo número, sendo que um é da Rússia, três são da Ucrânia e um é espanhol.
De acordo com a organização, o objectivo principal do Concurso passa por “estimular o gosto pela música erudita, trabalhar diferentes formas musicais, desenvolver o sentido estético e promover a aproximação cultural enre todos os participantes”. As provas decorreranm durante toda a semana culminando com o concerto com os laureados deste 5º Concurso, no último dia do evento, no auditório da Santa Casa.