NC / Urbi et Orbi


Mais uma vez, os céus de Manteigas foram invadidos por "desportistas radicais"

Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de Gouveia recebe uma etapa da Taça do Mundo de Snowboard, um acontecimento que traz a esta localidade da Serra da Estrela os melhores praticantes mundiais da modalidade. O Gouveia Big Air decorreu durante todo o passado fim-de-semana.
Este ano, uma das principais novidades do evento foi a realização de um show de saltos de ski protagonizado por vários atletas internacionais. O palco de todo este grande acontecimento são os terrenos do Centro Hípico de Gouveia, onde fica instalada uma rampa com 80 metros de cumprimento, 22 de altura e 20 de largura, coberta com 240 toneladas de neve.
À semelhança de outros anos, a prova será disputada em três mangas e em cada fase os atletas irão efectuar dois saltos pontuáveis. O vencedor é aquele que consegue alcançar a melhor pontuação no conjunto dos dois saltos, com o grau de dificuldade, a altura e a radicalidade a serem critérios determinantes para pontuar.
O evento é organizado por uma empresa de cariz privado, em parceria com a autarquia gouveense, apoiados pela Professional Snowboard Association, e traz a Gouveia os trinta melhores praticantes mundiais da modalidade, entre eles, quatro mulheres. Segundo a autarquia, esta é a prova que um desporto de Inverno pode ser praticado numa época estival. Para além disso, a Câmara associa ao evento todo um conjunto de actividades e animações para entreter o diverso público que ali se desloca durante três dias.
No ano passado, cerca de 15 mil pessoas marcaram presença neste certame, um número que a organização adianta ter sido superado "em cerca de 2 mil pessoas". Segundo o autarca Álvaro Amaro, esta prova já ocupa um espaço "reconhecido no panorama dos desportos de neve em Portugal" e "é um acontecimento que marca a vocação de Gouveia como capital portuguesa dos desportos de aventura".