Isa Amarelo estudou a obra de um matemático português "que não obteve o reconhecimento devido no nosso País".
Mestrado em matemática
A vida e obra de um desconhecido

Estudo sobre a vida de um dos mais prestigiados matemáticos portugueses, esta tese de mestrado, serve também para lembrar o esquecimento que a sociedade lusa dá aos seus investigadores e académicos.


Por Eduardo Alves


Que a matemática goza de pouca estima entre os estudantes portugueses, já o comum dos cidadãos sabe. Outra das conclusões que podem ser retiradas desta tese de mestrado vai no sentido de que a obra dos grandes matemáticos lusos não está devidamente estudada.
Um exemplo desta mesma conclusão é o estudo intitulado "Ruy Luís Gomes - Vida e Obra", da autoria de Isa Paula Pires Amarelo. A tese de mestrado que valeu a Isa Amarelo a classificação final de muito bom, explica a época em que Ruy Luís Gomes viveu e desenvolveu as suas investigações, no campo da matemática.
São várias as disciplinas de estudo utilizadas nesta tese. Isto porque "foi feito um levantamento exaustivo de vários campos, como o social, o económico ou o científico", que, argumenta a autora, "influenciaram nas descobertas feitas por este portugues". Um "dos mais ilustres matemáticos lusos", reconhecido internacionalmente, sobretudo, no Brasil e América Latina, viu-se obrigado a abandonar a sua pátria, devido a questões religiosas. Talvez por isso, "o valor da sua obra não seja mais conhecido em Portugal", afiança Isa Amarelo. Segundo a mesma, este tipo de estudos, "não tão matemáticos", servem para divulgar as obras de investigadores meritórios. Uma tese de mestrado que teve como júri, Natália Isabel Quadros Bebiano Pinheiro da Providência e Costa, professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, João Pinheiro da Providência e Costa, professor catedrático da Universidade da Beira Interior e Maria Celeste de Almeida Gouveia, professora associada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, esta última como arguente.