Por Eduardo Alves


Uma tese que trata a temática dos sismos e dos seus efeitos

Forças de construção, tipo de materiais e exemplos a seguir deram forma à obra científica construída por Adrião José Batista. O autor desta tese de doutoramento estudou as forças dinâmicas provocadas por um terramoto e os seus resultados nos edifícios. Investigar o comportamento dos prédios urbanos perante um dos mais destrutivos fenómenos naturais foi também uma das prioridades do autor. Baseado em vários exemplos práticos e estudando prédios edificados em Lisboa, Adrião Batista fez a “análise do comportamento de edifícios correntes de betão armado sujeitos à acção sísmica”.
“Pegar na constituição de um prédio e estudar a reacção do mesmo ao fenómeno”, bem como, apontar exemplos de construções correctas foram alguns dos blocos utilizados na edificação da tese. Construído a partir de exemplos localizados numa zona sísmica, este estudo coloca a descoberto algumas falhas no campo da legislação, da construção e respectiva inspecção.
O mapa sísmico de Lisboa e a construção com qualidade e segurança são também empreitadas executadas pelo autor. O desenvolvimento de um mapa sísmico, a nível nacional, é um dos principais passos a ser dado futuramente. Como júri deste doutoramento estiveram Carlos Alberto Ferreira de Sousa Oliveira, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Ryszard Kowalczyk, professor catedrático convidado da Universidade da Beira Interior, Luís Alberto Proença Simões da Silva, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Andrzej Litewka, professor catedrático convidado da Universidade da Beira Interior, Mário Manuel Paisana dos Santos Lopes, professor auxiliar do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Vítor Manuel Pissara Cavaleiro, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Andrzej Pietrzak, professor auxiliar convidado da Universidade da Beira Interior, este último como arguente, cargo que desempenhou com Mário Paisana dos Santos Lopes.