Esta iniciativa espera promover os produtos da cidade
Símbolo da Covilhã
Marcar a diferença

A autarquia covilhanense, em conjunto com a Associação Nacional de Industriais dos Lanifícios (ANIL), decidiu criar uma marca para os produtos da região. No próximo ano vão ser confeccionados os primeiros produtos.


Por Eduardo Alves


CDuas montanhas brancas sobre um fundo azul traçam o logotipo da Covilhã. A “Montneve” é uma marca que pretende reunir em seu redor uma variedade de produtos específicos da cidade covilhanense. Desde vestuário, até produtos alimentares, passando por artesanato e vinhos, esta marca vai estar presente “e constituir um símbolo de qualidade e bom gosto” em todas as produções locais que aderirem ao projecto, explica José Robalo, da ANIL. Logo após algumas entidades terem reunido com a câmara, surge a possibilidade da Rede para o Desenvolvimento Económico e Social da Covilhã (READAPT) desenvolver este projecto.
Para já, apenas alguns produtos de vestuário vão ostentar esta marca. Algumas peças “fabricadas com tecidos e lãs próprias desta cidade”, vão ser o ponto de partida de uma marca que “se espera vir a afirmar em vários mercados”, afiançam os responsáveis. Para o final do ano, “está agendada uma passagem de moda com peças exclusivas desta marca”.

Autarquia apoio projecto

Segundo o edil covilhanense Carlos Pinto, “esta é uma iniciativa importante para a cidade”. No entender de Pinto estão reunidas uma série de condições que permitem às entidades aderentes verem crescer as suas transacções. Ao mesmo tempo, surge a possibilidade de “promover uma rede de origem, de comércio alargado e de difusão internacional”, sublinha a mesma entidade.
Os fundos comunitários vão agora ser canalizados para o lançamento global da marca “Montneve” e para a difusão deste projecto junto de potenciais aderentes.