Por Eduardo Alves


Esta tradição popular manteve-se por mais um ano na cidade

Ver fotos

Foram oito, os noivos ansiosos, que esperaram a chegada das respectivas noivas, para dar lugar a uma das mais tradicionais cerimónias religiosas da Covilhã. Este ano, o enlace teve lugar na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, junto ao Jardim Público, depois das noivas terem saído do edifício da Câmara Municipal e percorrem, a pé, toda a Rua Direita.
Mesmo com os termómetros a registarem temperaturas de 40 graus centígrados, muitos foram os que, em plena tarde de domingo, se deslocaram ao centro da cidade para ver o cortejo de noivas. Uma iniciativa promovida pela autarquia que conta com a colaboração de vários comerciantes. Desde os vestidos de noiva, que são disponibilizados por casas da especialidade, tal como os fatos dos noivos, até aos automóveis que transportam os casais ao local onde se realiza o copo de água. Um apoio, sem o qual a autarquia diz “não se poder realizar este evento”. Maria do Rosário Rocha, vereadora do pelouro da cultura faz um balanço muito positivo desta iniciativa.
A continuação dos Noivos de São Tiago “está assegurada”, acrescenta a responsável camarária. Depois de alguns anos sem se realizar, esta tradição popular, pode agora ser agendada para outra época do ano. A vereadora aponta o calor excessivo da época como principal razão para esta mudança. Uma nova designação pode também ser dada ao evento.