NC / Urbi et Orbi


A cultura no Interior do País foi a temática para as jornadas em Belgais

A "Cultura e a Interioridade", foi o tema que na passada semana serviu de mote para os primeiros colóquios ibéricos em Belgais, que decorreram no auditório da Escola Superior de Educação em Castelo Branco.
Durante esta acção foram abordadas questões em volta do tema "Cultura no Interior": Que mais-valias pode trazer a sua difusão às regiões desfavorecidas do Interior? Quais são as perspectivas de mudança neste tipo de sociedade, com uma forte presença cultural?".Ou ainda: Até onde vai o conceito de cultura? O que é cultura e que papel
assume na nossa sociedade? Porque é que se encontram diferentes expressões culturais em sociedades diferentes? Como se podem respeitar essas diferenças?".
A conferência de abertura contou com a presença de membros da Diputacion de Salamanca, de Belgais, da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Fundación Germán Sanchéz Ruiperez. Elisa Babo teceu considerações acerca do estudo "Elaboração de uma estratégia cultural para o concelho de Castelo Branco-2002", elaborado pela empresa Quartenaire.Paulo Raposo, professor do ISCTE conferenciou acerca da definição de cultura.
Seguiu-se a apresentação dos estudos realizados sobre os hábitos e equipamentos culturais, artísticos, de leitura e tecnologias da comunicação, dos territórios implicados no Projecto EET (Castelo Branco e Peñaranda de Bracamonte), por Ricardo López, responsável pela equipa coordenadora do estudo (Universidade de Salamanca).
No final, Joana Pires, vice-presidente da direcção da Associação de Belgais considerou os colóquios "importantes em termos de conteúdo e de força para todos nós", reconhecendo que "quando às vezes temos vontade de desistir, estes projectos mais antigos dão-nos uma força muito grande".
Segundo esta responsável, "a cultura não pode ser elitista, mas sim o dia-a-dia, como o gesto de apertar os sapatos", sendo importante "chamar a atenção do poder político que os projectos que se desenvolvem são movimentos sociais importantes para a população".