O deputado eleito pelo círculo de Castelo Branco veio à Covilhã analisar o estado do Ensino Superior na região
Conferência visita
Sócrates lança campanha na UBI

O covilhanense José Sócrates veio à UBI dar início à sua campanha para Secretário-geral do Partido Socialista. Uma visita também aproveitada para falar no estado do Ensino Superior na região Centro. O deputado eleito pelo círculo de Castelo Branco confessa uma simpatia própria por esta zona do País.


Por Eduardo Alves


Discurso estudado para enfrentar um conjunto de professores e mestres. José Sócrates falou na Biblioteca Central da UBI e sublinhou uma ideia, com a qual diz resumir a sua campanha, “renovar o PS”. O agora candidato a Secretário-geral do maior partido da oposição lançou a campanha na sua cidade natal.
Sócrates apresentou-se como a melhor escolha dos socialistas, até porque “o programa defendido reúne novas medidas baseadas nas ideologias do partido”. Ainda na entrada da biblioteca, o candidato apresentou à Comunicação Social, as suas medidas mais prementes. Num discurso transversal, com forte incidência no Ensino e no incentivo à investigação e à ciência, o antigo ministro do Ambiente criticou as posições “de ruptura e falta de visão” do actual executivo governamental.
Para o candidato a Secretário-geral do PS, “as medidas de redução na despesa pública devem ser executadas, mas existem áreas sagradas onde não se podem cortar verbas de forma cega”. A educação e mais propriamente, o Ensino Superior, são áreas abrangidas por essa “medida abonatória”, que Sócrates defende. O antigo ministro do Ambiente quer trazer de novo para o PS e “para o Governo, uma atitude de ambição intelectual”.



Análise do Superior na região

A candidatura a Secretário-geral do PS começou na UBI

Outro dos motivos desta visita, sublinha Sócrates, “foi verificar o que está mal no Superior da região Centro”. Como político do Interior, eleito deputado pelo círculo de Castelo Branco, esta região tem, para Sócrates, “uma ideologia muito própria”. Daí que o antigo ministro tenha “uma atenção especial por toda a zona”. O candidato espera encontrar nas gentes serranas, a força para “fazer regressar ao PS o espírito de abertura à sociedade, aos sectores dinâmicos e capazes de puxar pelo País”. Sócrates vê no Ensino Superior e nas instituições que o leccionam, “órgãos motrizes da retoma”.
Uma conferência, mais em jeito de visita, onde os vice-reitores da UBI e alguns docentes da instituição exprimiram as dificuldades encontradas face a uma política de contenção orçamental. Algo que se vai agravar ainda mais, assim que as medidas do Processo de Bolonha, sejam adoptadas. O antigo ministro prometeu estudar o assunto e levantou o véu quanto a futuras medidas, caso seja eleito Secretário-geral do PS e, por isso, possível líder do Governo. No entender de Sócrates, “é da cultura, da ciência e da investigação que nasce a sempre necessária atitude de olhar para o futuro”.