NC / Urbi et Orbi


Com este programa, a autarquia quer saber quais as necessidades da população

O Programa da Rede Social no concelho de Belmonte, que tem como objectivo a integração social, foi apresentado às instituições públicas e privadas do concelho, com quem se pretende que o projecto constitua um novo tipo de parcerias. O programa pretende combater os problemas de pobreza, exclusão social, a persistência de problemas sociais não sinalizados e a ausência de articulação entre entidades com intervenção no mesmo território. As parcerias entre entidades que actuam na mesma área geográfica visa garantir uma maior eficácia do conjunto de respostas sociais e promover dinâmicas de planeamento estratégico.
O núcleo dinamizador da Rede Social que foi nomeado na mesma altura é composto pela Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, Instituto da Solidariedade e Segurança Social, Centro de Apoio Social de Maçainhas, Centro da Fábrica da Igreja Paroquial de Caria e Câmara Municipal de Belmonte, que irão elaborar o regulamento interno para a constituição da Comissão Local de Acção Social (CLAS). Um organismo que pretende conhecer os problemas do concelho, planear de uma forma integrada e garantir a implementação de iniciativas de desenvolvimento social local com vista a uma maior eficácia e racionalização dos meios na erradicação da pobreza, exclusão e rentabilização dos recursos existentes.
Amândio Melo, presidente da edilidade, sublinhou a componente social do projecto e fez referência à necessidade de estabelecer uma relação directa com o desenvolvimento social local. O autarca frisa também que se trata de uma iniciativa fundamental para o concelho, uma vez que vai permitir fazer um diagnóstico social que vai identificar as necessidades da população e proporcionar um trabalho em conjunto com a população mais carenciada, assim como promover a inserção social.

Crianças de férias na Areia Branca

Cerca de 17 crianças entre os cinco e os 12 anos do concelho de Belmonte estão na colónia balnear da praia da Areia Branca, na Lourinhã, desde a última quarta-feira, 21, até 4 de Agosto. As crianças que se inscreveram nas várias Juntas de Freguesia têm usufruído de momentos de convívio, de lazer e pedagogia que contemplam idas à praia da Areia Branca, passeios pela área envolvente e jogos pedagógicos.
As despesas com as inscrições e com os transportes são asseguradas pela autarquia.