Poluição ambiental
Câmara da Covilhã condiciona acesso a exploração pecuária

NC / Urbi et Orbi


A Câmara Municipal da Covilhã decidiu na última reunião do executivo impedir a circulação de veículos com mais de três toneladas na estrada de acesso à suinicultura de Vila do Carvalho. Uma forma de contornar os impedimentos legais que não permitem à autarquia encerrar a exploração por considerar que se trata de um foco de poluição ambiental que põe em risco a salubridade das pessoas.
Carlos Pinto, presidente da edilidade covilhanense, diz que o caminho não tem condições para a passagem de viaturas com essas características. E acrescenta que, em relação à suinicultura, uma vez que o problema ainda não foi resolvido, vai pedir aos ministérios da Saúde, Ambiente e Agricultura que encerrem o local e solucionem o problema.
O autarca sublinha que a suinicultura não tem licença de descarga de efluentes nem para exploração de animais e acrescenta que as tinas de armazenamento dos resíduos líquidos estão a céu aberto, sem isolamento dos lençóis freáticos. Para além disso fala no lançamento de esgotos para a ribeira que passa junto ao local, o que provoca cheiros e uma névoa de insectos. A medida decidida pela autarquia já está em vigor desde quinta-feira, 5.