Por Marta Nogueira



A serra da Estrela é, segundo os responsáveis do montanhismo, um dos melhores locais para as caminhadas e pedestrianismo

No Verão, os dias tornam-se mais longos e o calor pode despertar o interesse para actividades diferentes. Como desfrutar então do bom tempo, numa cidade do Interior, longe da praia? Aproveitar a Serra da Estrela para praticar actividades ao ar livre e usufruir de tudo o que a Natureza pode oferecer parece ser uma proposta alternativa e nem por isso menos interessante.
O nome parece pomposo, pedestrianismo, mas a modalidade é simples, pouco exigente em termos físicos, e barata. É uma actividade que não requer equipamento sofisticado ou material técnico, nem sequer conhecimentos de cartografia ou orientação. Andar a pé, por trilhos previamente sinalizados, promove não só a descoberta da Natureza como o bem estar físico.
É o Clube Nacional de Montanhismo (CNM) que faz as primeiras marcações de percursos pedestres na Serra. É o Clube que marca, abre e mantém os trilhos para que as pessoas possam realizar pequenos percursos sem se perderem. Caminhar provoca muitas alterações psico-biológicas que afectam o estado de espírito e aumentam a sensação de bem estar. O pedestrianismo é uma válvula de escape para o sedentarismo da cidade, e uma fuga ao stress do quotidiano. As pessoas mais activas, sentem-se menos ansiosas, e o raciocínio torna-se mais rápido. Pedro Xavier, director de montanha do CNM, sublinha que "o exercício melhora a qualidade de vida e permite uma vida mais longa". Acrescenta ainda que "a marcha fortalece os músculos e reforça os ossos".
O CNM organiza regularmente marchas passeio, abertas ao público em geral, de qualquer idade e sem custos. "São passeios em que há um convívio bonito, em que é possível criar amizades e desanuviar o espírito", descreve o montanhista Pedro Xavier.
A Serra da Estrela tem paisagens só acessíveis a pé. Tem zonas com pequenos rios e lagoas, que refrescam os corpos suados do calor e que fazem as delícias dos aficcionados por água. Carlos Tavares, responsável pelo Grupo de Montanha, lembra que, desde que o CNM se fundou, há 50 anos, realiza-se um passeio nocturno no Inverno, da Covilhã à Torre. O montanhista recorda que o passeio nocturno já contou com 200 pessoas, pois "apesar de ser uma caminhada difícil, é a que chama mais gente". Uma tradição que o CNM incutiu à população covilhanense.


Pedro Xavier é um dos dinamizadores do grupo de montanha



O poder da natureza

Desde o início da civilização, o ser humano sempre teve uma tendência para atingir pontos distantes, migrar, viajar, subir montanhas e cruzar vales. No princípio, as intenções principais eram de sobrevivência, mas certamente muitos já atingiam cumes e locais ermos pelo simples prazer de estar lá, onde poucos estão, onde o horizonte é mais amplo.
É o caso do Grupo de Montanha, cujas conquistas os levaram aos cumes de Gredos, Pirinéus, Picos da Europa, Pico - Açores, Pena Ubina, San Isidro, Atlas, Monte Branco. Neste último, o CNM colocou nos 4808 metros de altitude, nove montanheiros. Escalar uma montanha é uma sensação indiscritível e única. "Só quem a vive é que consegue perceber o poder, quem está perante um esplendor de belezas
naturais", descreve Pedro Xavier. "Primeiro é preciso gostar e ter força de vontade", explica Carlos Tavares, monitor do Grupo de Montanha, "depois é preciso saber estar e respeitar o poder da Natureza, e então aprende-se gradualmente". O monitor assegura que o condicionamento físico necessário vai-se adquirindo com o tempo. É preciso ter força e coordenação motora para içar o corpo quando se escalam montanhas. O montanhismo, quer seja praticado por lazer ou como filosofia de
vida, é um desporto que exige preparação física e psicológica. A Serra da Estrela é de granito e não tem grandes encostas com declives acentuados, o que a torna segura para o montanheiro.


A Estrela serve de palco a diferentes iniciativas do Clube de Montanhismo



Rentabilizar a montanha

O CNM fundou-se em 1953 para se dedicar às actividades de montanha na região centro. E o certo, é que foi um marco no desenvolvimento da região e na projecção de uma serra que continua sempre por descobrir. Criaram uma casa abrigo na Torre, mantiveram as pistas de esqui, e fizeram marcações no terreno.
O Clube conta com as secções de montanha, esqui, campismo e motorismo,
apoiando a anual Rampa e promovendo provas de karting. Lino Torgal, presidente do CNM, adianta que na área do campismo, pretende remodelar o actual parque das Penhas da Saúde, dotando-o de melhores condições. "Será o único no país acima dos mil metros de altitude", acrescenta. Outro futuro projecto da direcção será o loteamento do terreno nas Penhas da Saúde, com pequenos apartamentos turísticos e lojas. O objectivo é rentabilizar a serra, "organizar programas de vários dias, manter uma certa rotatividade. Programas interessantes e alternativos, com gente nova que dê força ao clube”. Esta vontade de dinamizar a Serra, é válida tanto para o Verão como para o Inverno. O clube equipou a casa abrigo da Torre para que, em colaboração com a Turiestrela, possam chamar mais gente para a prática de esqui, ou grupos de jovens que queiram passar uns dias na Serra.



São várias as actividades promovidas pelo CNM



Calendário de actividades 2004


As próximas marchas passeio (abertas a todo o público):


8 de Agosto

19 de Setembro

14 de Novembro

19 de Dezembro

Página oficial do clube:

http://www.cnm.org.pt