Prevenção Rodoviária
Scutvias adquire viatura de emergência para a A23

NC / Urbi et Orbi


A Auto-Estrada da Beira Interior já tem uma viatura que permite prestar assistência urgente a sinistros que ocorram não só nesta via como também a acidentes nas proximidades. O equipamento foi recentemente adquirido pela Scutvias, a empresa concessionária da A23, em coordenação com o comandante e responsável pelo Centro Distrital de Operações de Castelo Branco, e representa um investimento que ronda os cem mil euros.
Segundo o director-geral da Scutvias, apesar de não terem a obrigação contratual de prestar este tipo de ajuda, entenderam ser uma necessidade por constatarem que as corporações de bombeiros dos quatro distritos que são atravessados pela A23 "estão dimensionados para um tipo de actuação que poderia evidenciar falhas em alguns casos". Para além de achar que este é um investimento praticamente impossível de fazer pelos corpos de bombeiros, que trabalham em regime de voluntariado e passam dificuldades.
A viatura de emergência está equipada, por exemplo, com fatos que protegem de matérias perigosas, almofadas pneumáticas especiais para levantar veículos tombados, material de iluminação capaz de abranger uma área de vários metros e uma das duas câmeras de infra-vermelhos que há no País.
O veículo fica de prevenção 24h por dia no centro da Lardosa mas está às ordens dos comandantes distritais de operações e socorro e será utilizado pelas 20 corporações de bombeiros de Castelo Branco, Portalegre, Guarda ou Santarém, caso o solicitem.