NC / Urbi et Orbi


O primeiro trimestre de 2005 é apontado como prazo para a instalação de toda a rede de gás

Dentro de meio ano "a espinha dorsal da rede de gás natural na Covilhã fica feita", quando terminarem os trabalhos em curso e se procederem às obras para a chegada aos Penedos Altos, a próxima etapa. Segundo os responsáveis da BeiraGás este é um processo que têm até 2006 para concluir, mas que pretendem antecipar.
Neste momento já foram retomados os trabalhos da rede de distribuição e está a ser feita a construção para o abastecimento do Tortosendo, ao longo do eixo TCT, que até final do ano vai chegar às primeiras habitações, à entrada da vila, ao parque industrial e à urbanização Pêra Longa, que fica no caminho. Quando essas obras, que decorrem ao longo do TCT, terminarem, e para não criar incompatibilidades no traçado, começa a intervenção no outro sentido, até ao Teixoso, o que acontecerá também ainda durante este ano, segundo a BeiraGás.
No centro da Covilhã aproveitou-se a intervenção que a Câmara está a fazer nas imediações do Mercado Municipal para expandir a rede naquele núcleo da zona antiga da cidade. De resto, sempre que possível, este é um procedimento habitual, para evitar mais transtornos à população, e procuram aproveitar outro tipo de obras para intervirem na mesma altura. No plano de trabalhos consta ainda o abastecimento ao pólo I da universidade e ao pólo das engenharias, na antiga Fábrica Transformadora de Lãs, assim como chegar a outra unidade hoteleira, o Parque Hotel, depois de o gás ter chegado recentemente ao Hotel Santa Eufémia. Um trabalho faseado que está a ser feito por troços.
"Depois disso trata-se apenas de pequenas extensões de rede e a saturação da rede do Tortosendo", adianta a BeiraGás. Uma eventual aposta nas restantes freguesias é um cenário que, a verificar-se, os responsáveis dizem ser a médio prazo, tendo em conta o consumo para que os estudos apontam e a localização de unidades industriais.
A fase das obras que se encontram a decorrer e se prolongam, segundo as expectativas da empresa, até Março do próximo ano, ronda um investimento na ordem dos dois milhões de euros.

Mais ligações este mês no Fundão

No Fundão foram feitos dois troços. Um há meio ano, quando a Estrada Nacional 18 andava em obras, e outro recentemente, para aproveitar a intervenção de requalificação na avenida Eugénio de Andrade. No entanto, o projecto propriamente dito ainda não avançou. O início da expansão da rede está prevista para a partir de dia 30, numa extenção de 2,5 quilómetros na zona antiga, aproveitando mais uma vez obras de requalificação da autarquia fundanense.
Relativamente à Zona Industrial do Fundão, para já, não vai ser contemplada, mas a BeiraGás diz que está a trabalhar no próximo orçamento e que essa obra está em perspectiva entre 2005 e 2008.