Alcains
Cine Clube projecta filmes ao ar livre

O Cine Clube de Alcains, em colaboração com a Casa do Povo acaba de realizar o I Ciclo de Cinema ao Ar Livre. Segundo os responsáveis, “o balanço é positivo e vem contrariar a ideia de marasmo cultural na vila”.

NC / Urbi et Orbi


O Alcine - Cine Clube de Alcains, em colaboração com a Casa do Povo local, levou a cabo o 1º Ciclo de Cinema ao Ar Livre. No recinto da Casa do Povo esteve presente um número bastante razoável de pessoas, que aproveitando as noites quentes deste Verão, puderam apreciar autênticas relíquias da sétima arte, com destaque para A Quimera do Ouro, Viva Zapata, Fuga para Atenas e Curto Domingo.
Bruno Pereira, membro da comissão instaladora do Alcine - Cine Clube de Alcains, explicou que "esta ideia de criar o primeiro ciclo de cinema ao ar livre, tem a ver com a criação do Centro Cultural de Alcains, dotado de um auditório com capacidade para 200 pessoas, pelo que decidimos avançar com um projecto que pudesse mostrar ao executivo liderado por Joaquim Morão, que temos dinamismo para corresponder à vontade da autarquia, na participação de todos pelo desenvolvimento da sua terra e da região”. Factores importantes, para que já tem a obra, “tem de fornecer agora algum conteúdo”, acrescenta o mesmo. Os responsáveis sublinham que “não se pode estar sempre dependente das entidades oficiais”, embora admita a ajuda do executivo camarário albicastrense.
Bruno Pereira, lembra que "estamos numa fase em que o Clube Desportivo de Alcains teve um problema que é do conhecimento geral, em que eu próprio ainda me empenhei para que muita gente pudesse colaborar, e havia muitas pessoas dispostas a trabalhar”. E o Cine agora criado, também pretende dizer que há pessoas para trabalhar, desde que os projectos sejam bem explicados e apelativos, para que a obra possa nascer, recusando a atitude de marasmo cultural existente em Alcains, pois não podemos esquecer que esta é a segunda freguesia do concelho de Castelo Branco, que tem sido muito bem tratada pelo executivo camarário".
Recusando a apontar o dedo a quem quer que seja, este responsável pelo Alcine salienta que "esta poderá ser uma alternativa na revitalização da vida cultural desta terra, em que este primeiro ciclo de cinema, representa o primeiro passo para outros horizontes". Em jeito de balanço, Bruno Pereira, considera que "é bastante positivo com a presença de uma razoável número de pessoas que aqui estiveram".