Programa de apoios Interreg
Oito municípios da região recebem cinco milhões

O Programa Interreg vai patrocinar a requalificação de oito centros históricos na Beira Interior Norte. Trata-se de um projecto transfronteiriço que abrange ainda 15 municípios espanhóis.

NC / Urbi et Orbi


Os municípios da Beira Interior Norte, à excepção da Guarda e do Sabugal, vão receber cinco milhões de euros do programa Interreg, a distribuir por todos, destinados à requalificação de nove centros históricos da região.
Estão previstas acções de requalificação urbana, restauração de monumentos e a criação de uma rede de equipamentos e infra-estruturas turísticas, históricas e de lazer.
O projecto foi feito em parceria com a Diputación de Salamanca e é liderado pelo presidente da Câmara de Trancoso, Júlio Sarmento, que espera que no futuro haja este tipo de colaboração em outros programas.
Em Espanha são 15 os centros históricos que vão ser intervencionados. Do lado de cá da fronteira a distribuição da ajuda do FEDER estipula que 600 mil euros vão para Trancoso, para completar a estrutura anexa ao Centro de Interpretação do Convento de Frades. Celorico da Beira, Almeida, Meda e Figueira de Castelo Rodrigo recebem 500 mil euros cada, Manteigas e Penamacor 450 mil e Pinhel também 600 mil euros.
Esta iniciativa comunitária visa implementar estratégias transfronteiriças, programas de desenvolvimento e promover o estreitar de relações entre agentes económicos e sociais dos dois lados da fronteira.