Guarda
Novo hospital ainda sem localização definida

NC / Urbi et Orbi


O processo para a construção do novo hospital da Guarda continua num impasse. A localização da unidade de saúde, para a qual não há consenso entre a autarquia e o Governo, ainda não foi anunciada e dessa forma dificilmente os prazos inicialmente avançados pelo ministro da Saúde serão cumpridos, como o lançamento do concurso público da obra até final do ano.
O novo hospital da Guarda faz parte de uma lista de dez que o Governo prometeu construir no âmbito de parcerias público-privadas, mas ao contrário de outros que estão numa fase mais avançada, como é o caso do de Cascais ou Loures, o da Guarda espera ainda por uma decisão do ministro Luís Filipe Pereira, que prometeu em Dezembro uma visita à cidade para breve mas ainda não agendou a deslocação.
Em Março de 2003 o governante disse que a unidade de saúde ia ser edificada junto à rotunda do Torrão. A Câmara da Guarda propôs que o novo hospital fosse construído no Parque de Saúde. Um dos seis locais considerados pelo Grupo de Missão encarregue de tratar desta obra.
Entretanto aguarda-se uma decisão do ministro para que haja desenvolvimentos neste processo quanto antes. No caso do hospital de Cascais o concurso público internacional foi lançado no último mês e prevê-se que esteja construído em 2007. O de Loures foi o primeiro a avançar, ao contrário do que estava previsto, porque, segundo o ministro, foi onde a autarquia viabilizou o terreno mais rapidamente.