A gaita de foles vai ser um dos destaques do Festival da Transumância
Caminhos da Transumância
Encontro reúne 150 gaiteiros no Fundão

Serão 150 os gaiteiros que, vindos de vários pontos do País, irão animar a quarta edição do Encontro Nacional da Transumância. O certame está marcado para 18 e 19 de Setembro.


NC / Urbi et Orbi


A quarta edição do Encontro Nacional da Transumância, integrado no festival Caminhos da Transumância, vai reunir nos dias 18 e 19 de Setembro no Fundão cerca de 150 gaiteiros provenientes de vários pontos do País. Dois dias que se espera serem de redescoberta de uma parte da cultura portuguesa e que este ano têm como tema central os instrumentos do ciclo pastoril, onde se integra a gaita-de-fole.
Os responsáveis pela organização, a Associação Gaita de Foles, sublinha que este é um instrumento profundamente enraizado na cultura e música portuguesas, mas que a partir do século XVIII entrou em declínio, com a implantação de novos instrumentos e práticas musicais e o seu abandono progressivo. No entanto, salientam que existe uma riqueza e diversidade surpreendente de gaitas-de-fole em várias regiões do País. Este encontro pretende juntar todos esses músicos que se encontram por Portugal fora à volta da sua música, dos seus instrumentos e também para junto de um público que pode desta forma descobrir essa variedade e riqueza do instrumento e dos seus tocadores, ainda relativamente desconhecida.
Segundo os promotores da iniciativa as edições anteriores trouxeram momentos de surpresa para muitos. Como é o caso de gaiteiros que se julgavam sozinhos e os últimos da sua arte descobriram com entusiasmo a vitalidade do instrumento em várias regiões. e aproveitaram para trocar experiências, repertório, truques e técnicas do ofício entre gaiteiros.
Mas significativo foi também transmitirem alguns dos seus conhecimentos a uma nova geração de gaiteiros, que organiza estes encontros, frequenta festivais relacionados com a música tradicional e vive afastada dos contextos rurais da tradição.
Para além dos concertos e do convívio estes dias vão também ficar marcados por uma exposição de gaitas-de-fole de todo o mundo, que vai realçar a variedade deste instrumento em vários pontos do globo.