NC / Urbi et Orbi


O acidente provocou oito mortos, seis dos quais portugueses, um luso-descendente e um cidadão marroquino

Isabel Maria da Silva Marques Lopes, 46 anos, natural da freguesia de Santa Maria, na Covilhã, foi uma das seis portuguesas que perdeu a vida, na zona de Bordéus, quando o autocarro em que seguia, que fazia a ligação entre Braga e Paris, se despistou, envolvendo outros três veículos, e por causas que ainda estão por apurar.
Os nomes das seis mulheres, de origem portuguesa, foram revelados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, após o reconhecimento dos corpos feito elos familiares das vítimas. A trasladação dos corpos deverá ser efectuada nos próximos dias.
Recorde-se que o acidente fez oito vítimas mortais, entre as quais, para além das seis portuguesas, um jovem luso-descendente e um cidadão de origem marroquina, bem como 33 feridos portugueses, cinco dos quais com gravidade e quatro com ferimentos menos graves, que se encontravam internados em hospitais da zona de Bordéus.
Entretanto, o procurador de Bordéus, Bertrand de Loze, já anunciou a abertura de um inquérito judicial por homicídio involuntário, e embora as causas do acidente sejam ainda desconhecidas, o rebentamento de um pneu na furgoneta que seguia em frente do autocarro, ou uma manobra perigosa, poderão ter estado na origem do sinistro.