NC / Urbi et Orbi



Para os poucos utilizadores, o projecto devia ser mais divulgado

A Câmara Municipal da Covilhã tem desde o início do mês a funcionar no Jardim Público uma Biblioteca de Verão, integrada no projecto "Ler é altamente", que possibilita às pessoas que vão até àquele espaço ler um livro, por exemplo, enquanto tomam um café ali na esplana ao lado. No entanto este não tem sido um quadro habitual e, quando questionadas, muitas pessoas dizem que ainda nem se tinham apercebido que para além das popocletas também se emprestavam ali livros. Mas todas sublinham que é uma boa iniciativa.
A biblioteca está aberta entre as 10h30 e as 19h e vai funcionar até ao final de Outubro, no mesmo espaço onde também é possível alugar as popocletas, bicicletas, triciclos e afins destinados aos mais pequenos, numa barraca de madeira onde estão duas funcionárias. Mas, diz quem por ali costuma andar, as popocletas têm bem mais procura que a biblioteca.

Maioria desconhece


Sónia Geraldes trabalha no bar da esplanada e fica com a ideia que as pessoas "não sabem muito bem como é que funciona e mostram mais interesse pelas popocletas". "Mas quando costumam perguntar o que é aquilo é à noite, quando está fechado", sublinha. Sónia Geraldes aplaude a iniciativa mas diz que não é habitual os clientes recorrerem ao serviço ali ao lado. Como justificação aponta o facto de ser Agosto e os estudantes e covilhanenses estarem fora da cidade, de férias, e de os frequentadores do espaço durante este mês serem "mais emigrantes".
Enquanto bebe um refrigerante à sombra das árvores do jardim Rodrigo Oliveira diz que nunca tinha reparado que ali também se encontrava uma biblioteca, "uma boa ideia". No caso de Helena Sofia e Carlos Melo ficaram a saber recentemente pelo jornal. "Antes pensava que era só das popocletas", salientam. Quanto ao facto de ninguém estar a aproveitar a possibilidade que é oferecida, de ir buscar um livro mesmo ali ao pé, Carlos Melo realça que para isso também é preciso "ter tempo e disposição".
No entender de Nuno Silva trata-se de uma iniciativa meritória, o que está a falhar, sublinha, é a sua divulgação. "As pessoas que ali estão podiam ter uma atitude mais activa. Até se podiam distribuir panfletos pelas mesas", acrescenta.




Um dos objectivos da iniciativa passa pela promoção da leitura



Promover o livro e a literatura



UPara Paulo Monteiro, responsável pela Biblioteca Municipal, o objectivo é a promoção do livro e divulgar a literatura e os autores portugueses. Assim como captar públicos diferentes e abrir horizontes à população. Este responsável frisa que a iniciativa tem sido "um sucesso", também no que toca à adesão do público. E sublinha que embora Agosto seja habitualmente" um mês difícil para as bibliotecas" a biblioteca de Verão acaba por encaminhar pessoas para a municipal, onde procuram outras obras. "O fundamental é que se avance com estas iniciativas para contrariar a apatia geral, é importante esta sensibilidade e ter uma biblioteca ágil".
E se a Biblioteca Municipal tem 80 mil volumes na de Verão estão à disposição do público cerca de 200 títulos. Um dos destaques vai para a banda desenhada, um dos géneros com mais adesão. Este responsável acrescenta ainda que na biblioteca do Jardim Público já foram emprestados 89 livros, contando com as pessoas que foram encaminhadas dali para a outra biblioteca, e foram feitas 15 recomendações, pessoas que levaram outros livros que lhe foram sugeridos.
Quanto às observações feitas por algumas das pessoas, que defendem que a iniciativa devia ser mais divulgada, nomeadamente pelas próprias funcionárias, Paulo Monteiro diz que preferia que o serviço fosse feito por técnicos especializados na área, mas adianta que relativamente ao que poderia ou não ser feito guarda a opinião para si, uma vez que, realça, é um assunto da competência da autarquia.