NC / Urbi et Orbi


Jovens e menos jovens fazem da banda um local de convívio e lazer

A Sociedade Filarmónica de Tinalhas, comemorou no domingo, 29 de Agosto, o seu 176º aniversário.
Perante a presença de entidades e população, a banda sob a regência do maestro Pedro Ladeira, entoou o hino da Filarmónica, seguindo-se o içar da bandeira.
Mário Apolinário, presidente da direcção da Sociedade Filarmónica, salienta "o orgulho que a banda de Tinalhas tem na sua juventude e em ter nas suas fileiras músicos que já dedicaram mais de meio século à vida da Filarmónica, na mística transmitida pelos mais velhos aos mais novos". Bastante emocionado, Mário Apolinário, lembra a ausência de António Apolinário, seu pai, que se encontra doente. "É um elemento carismático desta Filarmónica, com quase 60 anos ao serviço da instituição como músico e director, tendo sido ainda um veículo de transmissão pelo gosto musical aos filhos e netos que hoje integram a banda, pelo que esperamos que o seu restabelecimento seja rápido, porque tem muito para nos dar. Sabemos que o seu pensamento está connosco, e nós também estamos com ele. Daí a nossa justa homenagem".
O responsável pela Filarmónica manifesta a sua satisfação pelo sucesso que a banda tem tido. "Julgo estarmos no bom caminho, pois sentimos a Filarmónica a crescer e a criar raízes para o futuro, dado que desde a primeira hora contamos com o apoio da Câmara Municipal, não esquecendo o seu presidente pelo apoio prestado".
Também a Junta de Freguesia de Tinalhas mereceu o agradecimento, pelo "excelente apoio prestado, sempre que solicitado, sem nunca nos terem voltado as costas".
Para Mário Apolinário, "é nosso dever dar continuidade a uma instituição que tem dado a conhecer Tinalhas à região, ao País e ao mundo, porque temos a obrigação de continuar a incutir aos jovens e à população geral, o gosto pela educação musical, para que seja assegurada a sucessão e a continuidade da filarmónica, da qual é de considerar o papel preponderante que a Escola de Música tem tido na Sociedade Filarmónica, que se tem revelado a mola real da banda, dado todos os anos formar novos executantes".
Francisco Eusebio, sócio benemérito da instituição, considerou "uma feliz ideia da direcção de fazer celebrar com pompa e circunstância os aniversários da fundação da Filarmónica de Tinalhas, pelo que pela sensibilidade que a atitude revela, pela sua iniciativa e o chamamento que ela envolve na afirmação da filarmónica em terras da Beira, no País e estrangeiro, estamos todos de parabéns. Por tudo isto, sinto um enorme
prazer em pertencer à família desta Filarmónica".
O presidente da Junta de Freguesia de Tinalhas, António Apolinário apelou à juventude que constitui a banda, para que "não se deixem politiquizar, pois não podemos esquecer que esta banda atravessou um mau momento, pela política que reinou dentro dela", apontando o caminho de "exemplo dos mais velhos, entre os quais, Manuel Pires, José Cândido, António Apolinário Ramos e outros, que há várias décadas levam o nome da nossa querida terra bem longe". A concluir, Joaquim Matias, vereador da Câmara Municipal de Castelo Branco, considerou estas comemorações, "notáveis de uma Filarmónica que ao longo destes anos sobreviveu a grandes alterações políticas e sociais, e que mantém a sua pela vivacidade, sendo capaz de rejuvenescer, criando projectos que vão ter os seus resultados no futuro". O autarca confessa que "o que mais me impressiona nesta Filarmónica é ver várias gerações da mesma família, convivendo no mesmo espaço, e fazer aprendizagens para manter viva a alma desta instituição".