A autarquia acredita que o IMAGO pode trazer ao Fundão mais de 10 mil espectadores
Festival de cinema
IMAGO já seleccionou 40 filmes
para Competição Internacional

Vindos de 15 países, são 40 os filmes seleccionados para a Competição Internacional de curtas metragens do IMAGO. O Festival tem data marcada para 2 de Outubro


NC / Urbi et Orbi


A organização do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem-IMAGO já seleccionou os 40 filmes, provenientes de 15 países, incluindo quatro portugueses, para a Competição Internacional de curtas metragens, que se realiza no âmbito do Festival que decorre entre 2 e 9 de Outubro. Recorde-se que este ano registou-se um recorde absoluto e um aumento de inscrições na ordem dos 47 por cento para as duas secções competitivas do IMAGO (Internacional e “Doc in Shorts), ambas dedicadas às curtas metragens. Ao todo foram 746 filmes recebidos. Na competição Internacional serão atribuídos três prémios no valor global de cinco mil euros.
Também já estão seleccionados os 12 documentários em formato de curta-metragem que constituem a secção competitiva "Docs in Shorts", de onde resultará um vencedor, a determinar por um Júri Internacional específico para esta secção competitiva. A avaliar os trabalhos das duas competições estará um júri, composto pelos estrangeiros Michel Ruben, produtor e programador colombiano a viver em Espanha e que, para além de já ter trabalhado com o realizador Pedro Almodóvar, é o representante da HBO na Europa, Alan Baker, professor de guionismo na Escola Superior de Arte Cinematográfica (ESCAC) de Espanha e na Universidade Autónoma de Barcelona, e a marioneta Lisa, personagem de um dos elementos do grupo de hip-hop alemão Puppetmastaz, que actuam na secção “Sound & Vision”.
A facção nacional é representada pelos realizadores João Trabulo e Rita Nunes e pelo jornalista e crítico de cinema Miguel Somsen.
As últimas novidades do evento referem-se ao documentário "5 sides of a Coin", do canadiano Paul Kell, com uma singular abordagem ao mundo do hip-hopp, e a vídeo-instalação "Do you have the shine", do sueco Johan Thurfjell, que "promete surpreender os admiradores e não só de Stanley Kubrick". Até 30 de Setembro estão ainda abertas as inscrições para a "master class" orientada por Matthew Herbert, e para o workshop de análise de guião orientado por Allan Baker. Recorde-se que, segundo o vereador com o pelouro da Cultura na autarquia fundanense, Paulo Fernandes, o IMAGO "é já o maior evento cultural de referência nacional que se faz, neste momento, na Beira Interior”, que acredita que se pode bater a barreira dos 10 mil espectadores. O orçamento do IMAGO está nesta quinta edição estimado em 170 mil euros, financiados em 20 por cento pela Câmara Municipal, 25 por cento por fundos públicos, 10 por cento por fundos comunitários, 30 por cento por privados e 15 por cento por receitas próprias.