Por Eduardo Alves


O novo museu vai funcionar nos antigos Paços do Concelho

Dois anos de escavações junto ao castelo trouxeram para a luz do dia centenas de peças de cerâmica e outras reliquias. O projecto arqueológico que terminou na passada semana, na aldeia histórica de Castelo Novo, contemplava a exploração dos terrenos circundantes da antiga muralha. Desde moedas até cerâmica, foram várias as peças resgatadas do solo. A equipa que trabalhou no local está agora a catalogar os achados. Paulo Fernandes, vereador com o pelouro da cultura na Câmara Municipal do Fundão anunciou a criação de um espaço destinado à apresentação das peças. Todo o espólio vai ficar patente ao público nos antigos Paços do Concelho. O edifício que é um dos ex-libris da aldeia histórica vai receber os achados e transformar-se em museu medieval. Nas palavras de Fernandes “o espólio é constituído por centenas de peças de cerâmica, datadas da época medieval, várias moedas e materiais metálicos utilizados na ocupação do castelo”.

Abertura no próximo Verão

Para a autarquia, esta nova estrutura vai abrir as portas no próximo Verão. O rés-do-chão do edifício central da aldeia histórica, que serviu de câmara municipal, em outros tempos, vai acolher o museu. As peças estão já a ser catalogadas para uma posterior exposição.
As muralhas do castelo vão também ser alvo de recuperação. Construir zonas pedonais, instalar equipamentos multimedia e uma iluminação cénica são algumas das intervenções orçadas em 500 mil euros, anuncia a autarquia.