As creches privadas têm mais vagas, mas são mais caras
Escolas infantis de Castelo Branco
É difícil conseguir vaga nas creches da cidade

Segundo um estudo da DECO, conseguir uma vaga para uma criança numa creche da cidade é quase impossível. As que estão mais preenchidas são as que não têm fins lucrativos.


NC / Urbi et Orbi


É quase impossível conseguir uma vaga para um bébé num berçário em Castelo Branco, uma vez que a lotação está esgotada , sobretudo nas creches sem fins lucrativos, onde as listas de espera são enormes e a resposta é quase sempre negativa. Esta é uma das conclusões de um estudo da Deco apresentado na revista de Setembro da Associação de Defesa do Consumidor.
A Deco visitou 389 creches com berçários em 38 concelhos do país, 149 privadas e 240 sem fins lucrativos, onde se incluem as misericórdias. E concluiu que mais de 90 por cento das 240 creches sem fins lucrativos não tinham vagas, ou seja, nove em cada dez tinha lotação esgotada. As instituições sem fins lucrativos foram também as que apresentaram mais obstáculos, já que das estruturas sem fins lucrativos visitadas 30 por cento não forneceu os preços nem autorizou qualquer visita às instalações.
O estudo revela ainda que apenas oito das creches não privadas dispunham de vaga para inscrever crianças com nove meses de antecedência. Para os "casos de urgência" só nove por cento dos berçários apresentavam vagas para inscrições com um mês e meio de antecedência.
Relativamente às creches privadas, a maioria garantiu uma vaga, mas os preços são mais elevados. Segundo a Deco os preços nas instituições de entidades privadas situam-se entre os mil e 500 e os 4500 euros por ano. Enquanto que nas não lucrativas esse valor ronda em média os dois mil euros anuais. Em Castelo Branco o preço varia entre os 1550 e os 1955 euros anuais.
O estudo alerta também para a uma atitude "condenável" de metade das creches sem fins lucrativos, que exigiu metade ou a totalidade das mensalidades, além da inscrição, mesmo que a criança ainda não a esteja a frequentar. A Deco frisa que a única quantia que podem cobrar a título de reserva de vaga é a inscrição. A mensalidade só quando a criança começa a frequentar a creche.
A Associação para a Defesa do Consumidor salienta ainda que a maioria das creches privadas permitiu uma visita às instalações e um terço dos estabelecimentos não lucrativos não autorizou, uma situação que a Deco considera "inaceitável". O estudo concluiu também que as creches privadas têm um horário normal maior e que mais de metade estão abertas mais de 11 horas por dia.