Esta inicitiva pretende estabelecer laços de colaboração científica entre Universidades
Docente da UBI impulsiona iniciativa
Colaboração científica entre Portugal e Espanha

Estabelecer laços de colaboração científica é o principal objectivo de um projecto que dá agora os primeiros passos na Universidade da Beira Interior. Uma troca de saberes sobre o que muitos consideram ser o “santo graal” da Física.


Por Catarina Rodrigues


“Aspectos de Gravitação Quântica” é o tema do workshop que terá lugar na Universidade da Beira Interior até ao próximo dia 10 de Setembro. Paulo Moniz, docente no Departamento de Física da UBI e responsável pelo Laboratório de Astrofísica e Geofísica explica que esta iniciativa é “o ponto de partida de um projecto de investigação realizado entre Portugal e Espanha”. O responsável pela organização do evento acredita que “em termos pragmáticos, o principal objectivo do workshop é estabelecer laços de colaboração na investigação científica”, algo que considera “muito importante”.
A iniciativa tornou-se possível após a aprovação de um projecto de investigação e conta assim com a participação de cientistas portugueses e espanhóis. O professor L. Garay da Universidade Complutense de Madrid e o professor F. Barbero do CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas) também de Madrid são alguns dos participantes que marcam presença no encontro.
“A iniciativa pretende estabelecer uma colaboração científica concreta entre os dois países e as várias instituições nas áreas da Gravitação Quântica”, adianta Moniz. Mas o docente da UBI vai mais longe e acredita que o evento tornará possível “a troca de impressões entre vários investigadores, a apresentação de trabalhos e a possibilidade de encontrar interesses em comum”.
Ontem, segunda-feira, 6, realizou-se o primeiro encontro onde foi discutida a gravitação quântica considerada para muitos o “santo graal” da Física. Até ao final da semana muitos outros temas serão debatidos dentro desta área. “Estamos a tentar fazer investigação de ponta”, salienta Paulo Moniz.

Falta de alunos é uma preocupação

A diminuição do número de alunos interessados em Física constitui “uma preocupação” para o docente da UBI. O investigador considera que essa situação se deve em parte “à formação das pessoas nos liceus e nas escolas, mas também está relacionada com o reflexo da sociedade”. Moniz sublinha que “na física é preciso um grande investimento e é preciso atrair os alunos, mas isso é um problema muito complexo”.
"O essencial é uma Universidade mostrar que numa determinada área há saídas profissionais e que além disso as pessoas se podem realizar", refere.
As publicações de carácter científico são para Paulo Moniz “um factor muito importante” que deve ser valorizado. Para o docente, mestrados, doutoramentos e trabalhos de investigação devem ser concretizados em publicações. “É isso que iremos tentar fazer, concretizar esta iniciativa em publicações científicas e mostrar a colaboração entre os dois países”.