Por Catarina Rodrigues


Uma tese de Doutoramento centrada na análise de cartazes políticos

“O Cartaz Partidário em Portugal (1974-1975)” é o título do mais recente livro de Eduardo Camilo, docente do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior. A obra é o resultado da tese de Doutoramento do docente. Como conta o autor na introdução da obra “este trabalho centra-se numa análise semiótica sobre a especificidade do discurso de teor institucional, mais concretamente político-partidário, veiculado pelos cartazes que foram impressos no período imediatamente posterior ao 25 de Abril de 1974”.
Ao longo de 549 páginas Eduardo Camilo aborda questões como “A dimensão funcional do discurso político e o género cartazístico”, “Sistemas de significação do discurso político” e “As dimensões configurativas do cartaz político-partidário”.
O docente da UBI afirma na obra que “neste período, durante o qual Portugal viveu momentos de autêntico 'frenesim', essencialmente de natureza social, política e económica, o restabelecimento das liberdades de associação e de expressão favoreceu a emergência de uma forma de 'big bang' discursivo, tal foi o ritmo de mensagens transmitidas e recebidas pelos mais variados sujeitos”. Sindicatos, trabalhadores, políticos e as mais variadas associações deram-se a conhecer através de cartazes agora com total liberdade de expressão.
Eduardo Camilo centra a sua análise no período decorrente entre o 25 de Abril de 1974 e o final do ano de 1975 e na recolha do corpus optou por seleccionar indiscriminadamente todos os cartazes cuja edição se encontrava entre estas datas. São analisados vários cartazes que marcaram o período pós-revolução e que no fundo marcaram toda uma época. Dum total de 842 cartazes recolhidos, o autor acabou por utilizar no seu estudo, 269.
Entre outras instituições, Camilo recorreu aos Arquivos da Câmara Municipal de Lisboa e ao Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra. Recorreu ainda a vários partidos como PS (Partido Socialista), PCP (Partido Comunista Português), UDP (União Democrática Popular) e PCTP/MRPP (Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses / Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado).
Efectuar uma reflexão sobre a especificidade do discurso político-partidário veiculado pelo cartaz durante o período imediatamente posterior ao 25 de Abril de 1974, foi o principal objectivo deste trabalho, pautado pela originalidade temática, que pode agora ser apreciado por todos os interessados nesta matéria, uma vez que a obra editada pela Universidade da Beira Interior já está à venda.