Terra de fronteira




 


 

 

 


 

 

 


Marvão







Por Mónica Domingos

No alto da serra de S. Mamede avista-se o Marvão, terra de um grande legado histórico. Esta localidade situa-se no distrito de Portalegre e confina a norte e a este por Espanha, a oeste por Castelo de Vide e a sul pelo concelho de Portalegre.
Pertencente ao parque da serra de S. Mamede, Marvão tem grande interesse paisagístico e arquitectónico, bem como geomorfológico, florístico e faunístico. Caminhando por entre as ruas, esta terra transporta-nos para um longínquo passado, passado esse guardado fielmente em cada pedra, aqui onde o tempo parece ter parado. Traços históricos de grande valor como o são as antas e os menires, monumentos funerários pertencentes ao megalítico, entre os quais as antas do Matinho, do Vale de Figueira, entre outros.
O castelo é outro desses traços históricos deixado pelos nossos antepassados, construído numa escarpa de pedra rodeado por altas muralhas, não fosse esta uma terra fronteiriça. Marvão é ainda terra de tradições como se pode constatar no artesanato tradicional, em trabalhos de escultura, de bordado e de cerâmica.