Convívio de idosos
"Jovens" de 65 anos convivem em Santo André das Tojeiras

NC / Urbi et Orbi


"Mais de quinhentas pessoas estiveram no passado fim de semana, no segundo Convívio dos "Jovens" com 65 anos e mais da freguesia de Santo André das Tojeiras.
Depois da missa e do tradicional almoço, os participantes conviveram ao longo da tarde, no recinto adjacente à Junta de Freguesia, onde decorreu uma sessão de animação cultural, música tradicional, concurso de dança e cantigas ao desafio.
Francisco Lourenço, presidente da Junta de Freguesia, lembra que "esta festa é promovida pela amizade, o carinho e o respeito que nutrimos por esta geração". E considera o Convívio dos "Jovens" com 65 anos e mais "uma forma de apoiar a terceira idade, já que somos uma freguesia bastante dispersa geograficamente, mas com uma população de elevado grau de solidariedade nos bons e maus momentos".
Quanto a infra-estruturas para apoio à terceira idade, o presidente da Junta, não se mostra preocupado. "Temos um Centro Social que está a funcionar bem, prestando um excelente serviço aos seus utentes e ao domicílio". Apesar desta mais-valia, o autarca pretende ir mais longe no apoio aos mais idosos, como salienta. "Estamos a trabalhar para que aqui se construa um Centro de Noite, sendo este um dos grandes objectivos que pretendemos ver concretizados".
Uma presença bem notada, e bastante aplaudida neste convívio foi a do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão, que considera esta reunião de pessoas, "bastante significativa pelo elevado número de presenças, numa zona do pinhal, onde predomina um elevado número de pessoas idosas, pelo que temos de ter programas especiais para apoiar esta gente". Joaquim Morão, recorda a propósito que "embora tenhamos uma cidade onde predomina muita juventude, não podemos esquecer que temos um conjunto de freguesias, onde a população idosa, que constitui nos dias de hoje, o maior número de pessoas, sendo bastante salutar este tipo de convívio para troca de conhecimentos e amizades entre os seus participantes".