Acordeonistas e tocadores de flauta marcaram presença neste evento
Fim-de-semana cultural
Covilhã e Teixoso em festa

A Praça do Munícipio foi o palco escolhido pela Junta de Freguesia de Santa Maria para reavivar uma tradição.


Por Eduardo Alves


A Junta de Freguesia de Santa Maria, em parceira com o grupo de cantares A Lã e a Neve, retoma uma tradição algo apagada das manifestações culturais da cidade serrana. No passado domingo, 12, este órgão autárquico levou à Praça do Município vários acordeonistas e tocadores de concertina.
Estes dois instrumentos típicos da Beira Interior atraíram ao centro da Covilhã várias dezenas de pessoas, que durante a tarde assistiram ao espectáculo. Um vasto repertório de sonoridades conhecidas foi interpretado pelos participantes.
Para além da actuação do grupo anfitrião, subiram ainda ao palco vários artistas conhecidos da cidade. Os responsáveis mostraram-se bastante agradados com o número de pessoas que marcaram presença nesta iniciativa. Daí que a próxima edição comece já a ser preparada.

Teixoso acolhe feira tradicional

Também no passado domingo, a freguesia do Teixoso acolheu uma feira tradicional promovida pela Associação de Desenvolvimento Local – Beira Serra. Um certame onde os produtos tradicionais e caseiros, como o pão, o mel e os enchidos de fumeiro ganharam destaque.
Esta mostra teve o apoio da Associação Jovem Teixo, responsável pela festa da senhora dos Verdes, que decorreu em simultâneo com a feira tradicional. Para os membros directivos da Beira Serra, este evento tem como principal objectivo, fomentar diferentes tipos de actividades que possam ser repetidas todos os anos. O projecto Grão-a-Grão II, que decorre em várias freguesias do concelho da Covilhã promove este tipo de iniciativas. Tal como na Vila do Carvalho, agora no Teixoso e, segundo os responsáveis pela Beira Serra, também Verdelhos vai ser palco, ainda este ano, de uma iniciativa similar.