A-23 com portagens
Borlas nas auto-estradas com dias contados

Por Eduardo Alves


O Ministério das Oras Públicas, Transportes e Comunicações está a estudar a possibilidade de acabar com as auto-estradas de portagens virtuais. As denominadas SCUT’s, sem custos para o utilizador, têm um acréscimo de despesas para o Orçamento de Estado, considerado por António Mexia, ministro que tutela as estradas, “incomportável”.
Segundo um estudo efectuado pelo Banco Finantia, em 2005, o Estado vai pagar aos consórcios formados por construtores e bancos responsáveis pelas setes concessões em causa, cerca de 500 milhões de euros. Segundo o responsável pela pasta das estradas, este é o montante disponibilizado para o Instituto de Estradas de Portugal (IEP) que tem como finalidade cuidar e construir todas as estradas do nosso País.
António Mexia e a equipa ministerial, esperam encontrar uma solução para estas vias. De referir que a Beira Interior é atravessada por duas auto-estradas SCUT, a A-23, que liga Torres Novas à Guarda e a A-25, que liga Aveiro a Vilar Formoso.
Este problema é colocado há muito. Estas vias, construídas durante o Governo de António Guterres, sempre levantaram este problema. Contudo, as duas equipas governamentais que se seguiram aos socialistas têm também enfrentado um outro entrave. Para que as SCUT’s sejam pagas há que construir praças de portagens. No entanto, estas vias apresentam múltiplos nós de saída e acesso, o que torna pouco viável esta medida. Por enquanto, o ministério com a tutela estuda a possibilidade de taxar a utilização destas vias, mas os autarcas e forças políticas da região já se mostraram contra.