João Alves
NC / Urbi et Orbi


É este caminho estreito que os belmontenses preferem para chegar à vila

As placas que autarquia belmontense mandou colocar não enganam: circule com precaução, de preferência a 50 quilómetros hora, pois o caminho é estreito. Para além disso, o seu estado de conservação não é o melhor, já que existem muitos buracos no alcatrão. Trata-se do caminho das Pereiras, uma via que outrora, apenas servia para que muitas pessoas tivessem acesso às suas hortas e para os moradores, que ali tinham casas, num sítio que ele próprio se chama Quinta das Pereiras.
Porém, hoje, devido à sua localização, esta via ganhou outra importância. E os moradores já se deram conta disso desde que abriu a A23, a partir do troço entre a Guarda e o Fundão. Dizem que o sossego acabou, que muitos automóveis ali passam ao longo do dia e que alguns, a uma velocidade nada recomendada para um caminho em que dois automóveis têm muita dificuldade em se cruzar. Porém, segundo muitos belmontenses, que trabalham na Covilhã, Fundão ou Castelo Branco, este é o acesso mais rápido à A23, pelo que, de manhã, é sempre a sua escolha.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Belmonte, António Manuel Rodrigues, esta via é apenas "um caminho alcatroado e não uma estrada", que ganhou importância devido ao facto de Belmonte "ter sido a freguesia do concelho que pior servida ficou nos acessos à A23". O autarca sabe que muitas pessoas se têm queixado do intenso trânsito que passou a haver ali e não tem dúvidas em dizer que este é um caminho "perigoso". A verdade é que esta via não tem qualquer projecto para alargamento ou melhoramento, já que a partir do nó de Caria era intenção da Câmara de Belmnonte fazer o prolongamento da via até à ponte sobre o Rio Zêzere e ligá-la ao município de Manteigas. Porém, até agora, o Instituto de Estradas não se tem mostrado interessado neste projecto.
Outro facto interessante foi o facto da população de Caria ter visto realizado um desejo que manifestava desde a abertura da Auto-Estrada: ter o nome de Caria estampado na placa do acesso sul a Belmonte. A verdade, porém, é que a vila histórica de Pedro Álvares Cabral acabou por "perder" um acesso, já que nas placas em causa, o nome de Belmonte já não aparece pois foi substituído por ...Caria.