O Politécnico da Guarda pretende a abertura de 100 vagas para desempregados
Novas aptidões no Ensino Superior
Politécnicos querem "reconverter"
licenciados desempregados

POs Institutos Politécnicos da Guarda e Castelo Branco pretendem "reconverter" licenciados desempregados. Para isso, já propuseram a abertura de vagas ao Ministério da Ciência e Ensino Superior.


NC / Urbi et Orbi


O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) propôs ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior a abertura de 100 vagas para licenciados que estejam desempregados e interessados em reconverter as suas habilitações. Já em Castelo Branco, o Instituto Politécnico (IPCB) sugeriu entre 100 a 120 vagas. Estas duas instituições de Ensino Superior estão entre as escolhidas para arrancar com esta medida definida no âmbito do plano de recuperação de licenciados, anunciado o mês passado pela ministra da tutela, Maria da Graça Carvalho.
O número de vagas foi acordado com o Ministério da Ciência e do Ensino Superior, mas as direcções de ambas as instituições ainda não dispõem de uma confirmação oficial. Também ainda não estão acertadas as áreas onde serão integrados os licenciados desempregados. Mas tendo em conta os sectores onde há carência de recursos humanos e a disponibilidade das instituições de ensino para leccionar essas áreas, no IPG, as engenharias, turismo e informática poderão ser as áreas escolhidas. No Politécnico de Castelo Branco, esta questão ainda está a ser analisada. Porém, segundo Valter Lemos, as vertentes de artes, contabilidade e marketing e engenharias, nomeadamente, informática, são as que reúnem melhores condições para encaixar estes licenciados à procura de uma reconversão das suas habilitações.
Já na Guarda, colmatar o corte orçamental sofrido este ano e atenuar o decréscimo de alunos que se tem verificado, sobretudo na Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda, são as principais vantagens desta medida. A introdução desta formação que terá a duração máxima de dois anos e um estágio de seis meses incluído "não irá representar um acréscimo nas despesas de funcionamento das instituições", assegura a instituição. Os responsáveis de ambos os politécnicos consideram que "este é um plano inovador que abre novas perspectivas às escolas". Os interessados terão até 24 deste mês para se inscreverem.