A iniciativa surge da parceria entre o Cine Clube e o Cybercentro
Cinéfilos reúnem na Covilhã
Festival "Novidad" volta em Novembro

A iniciativa pretende mostrar durante cinco dias produções nacionais e internacionais em vídeo digital.


Liliana Machadinha
NC / Urbi et Orbi


O Cine Clube da Beira Interior (CCBI) e o Cybercentro da Covilhã aliam-se para a segunda edição do "Novidad- Digital Film Festival" que irá decorrer entre 9 e 13 de Novembro próximo. O "grande" objectivo de evento é "criar um festival e hábitos culturais nos covilhanenses", afirma Frederico Lopes, presidente do CCBI. Com o intuito de mostrar que o "cinema não é apenas filme" esta organização trará outras "manifestações audiovisuais" baseadas na tecnologia digital e multimédia, segundo adianta Frederico Lopes.
A iniciativa vai contar com diversos vídeos nacionais, como a curta-metragem "Suspeito" de Telmo Martins, realizador e membro da comissão de escolha de filmes, que fará a abertura do festival , mas a vertente internacional estará também presente com cerca de três dezenas de filmes. "Novidad" ainda apresentará, a 10 e 11, trabalhos dos realizadores, de videoclips e filmes, Michel Gondry e Chris Cunningham, reconhecidos por trabalharem com Lenny Kravitz, Radiohead, Bjork ou ainda Madonna. Este evento conta ainda com uma produção de Rui Simões, criador da produtora "Real Ficção" e autor de variados documentários criativos, intitulada "Retrospectiva". Mas este produtor participará ainda num workshop de Cinevideo Digital, que se realiza entre os dias 10 e 12, com um total de 12 horas, tendo os 10 participantes (número de vagas disponibilizadas) de desembolsar 45 euros. Já Pedro Azevedo será o formador em Direcção de Fotografia "Cinema Digital". tendo esta formação os mesmos critérios, mas contabilizando o total de 16 horas. Este festival contempla ainda uma exposição de Fotografia e Instalação de Vídeo apresentada por Gonçalo Cadilhe intitulada "A Volta ao Mundo em 8 meses". Durante os cinco dias que o festival decorre ainda há tempo para apresentar o livro "A História de Suleiman" escrito pelo actor António Faria, reconhecido pelo seu trabalho na série "Jornalistas".
Com um "entusiasmo" saliente, admite Telmo Martins, realizador e membro da comissão de escolha de filmes, este será um festival "importante", visto outras iniciativas do género "não conseguirem trazer no mesmo ano os realizadores que mostramos". Ainda que seja uma iniciativa " em grande", confessa Frederico Lopes, "não podemos ficar à espera de apoios". Também Telmo Martins apoia a afirmação ao queixar-se do ICAM, que por questões burocráticas os futuros subsídios que podem esperar desta instituição serão para o ano de 2006. Mas este realizador vai mais longe ao criticar a atitude desta entidade, por esta lhe ter negado o apoio para a realização de um filme com um argumento vencedor de vários prémios internacionais. " Afinal não sei quem é especialista em cinema, se eles (ICAM), se os diferentes júris que lhe deram os prémios", acusa ainda este realizador, "mas uma produtora francesa leu o argumento e aceitou financiá-lo", continua.