Oliveira marcou em cima dos 90 minutos e deu os 3 pontos ao Covilhã

Ficha do Jogo

Estádio Municipal de Abrantes (Abrantes)
(12-09-2004)



Árbitro: Nuno Borba
Auxiliares: José P. Esteves e A. Narciso


Sp. Covilhã- 2
CLuís Miguel, Claúdio, Cordeiro (38), Trindade, Kaká (79), Canário, Oliveira (60), Tarantini, Real, Banjai, Luisinho, Nuno Coelho, Rui Morais e Luís Pedro.
Treinador: Fernando Pires

Abrantes - 1
SVitor Bernardes, Bruno Ferreira, Luís Carlos, Cristiano, Afonso, Sérgio Morujo, Pombo, Gonçalo (52), Fernando, Toni, Milton (83), Bruno Lemos, Leandrão e Santana (52).
Treinador: Vitor Alves

Ao Intervalo: 1 - 0

Disciplina: cartão amarelo a Pombo (13), Nuno Coelho (42), Fernando (56 e 64), Afonso (67), Cordeiro (72), Banjai (78) e Oliveira (85).
Cartão vermelho por acumulação a Fernando (64).


Covilhã mais forte em Abrantes
Primeira vitória sai do banco

Ao terceiro jogo foi de vez. O Covilhã sofreu mas acabou por vencer no terreno do Abrantes. Cordeiro e Oliveira, que começaram a partida no banco de suplentes, foram os heróis da tarde ao apontarem os golos que repuseram a justiça no marcador.

NC/Urbi et Orbi


Pela primeira vez na presente temporada o Covilhã arrecadou os três pontos em jogo. Em Abrantes, os serranos foram superiores ao conjunto local e até poderiam ter regressado a casa com uma goleada “à moda antiga”, mas sofreram a bom sofrer e só a dois minutos do fim asseguraram o triunfo.
Para o jogo da terceira jornada, Fernando Pires lançou pela primeira vez na equipa titular Canário e Rui Morais, que experimentou, inicialmente, o lado esquerdo da defesa. Os serranos até começaram por tomar conta do jogo, impondo o seu estilo de jogo ao recém-promovido Abrantes, que se viu forçado a jogar na expectativa à espera de espaços ou erros dos visitantes. A ocasião surgiu aos 32 minutos de jogo. Com muitas facilidades concedidas pelo conjunto covilhanense, os da casa chegam à vantagem com um golo de Toni, que surge isolado no meio da área sportinguista.
Foi o que bastou para que Fernando Pires decidisse dar um forte abanão na equipa. Seis minutos depois do golo, o técnico covilhanense faz, de uma assentada, duas substituições. Cláudio dá o lugar a Cordeiro que troca de posição com Rui Morais, e Káká entra para o lugar de Trindade. O futebol serrano ganha mais consistência e velocidade de movimentos. E se o domínio covilhanense já era evidente, a partir desse momento torna-se avassalador.
As consequências das mudanças no 11 inicial só surtem efeitos na segunda metade. Logo aos 47 minutos é Cordeiro quem devolve a igualdade ao marcador. O lateral esquerdo sobe no terreno a acompanhar o ataque, recebe da direita à entrada da área e, perante o adiantamento do guarda-redes, faz um chapéu com conta, peso e medida.

Segunda parte verde-e-branca

O golo teve um efeito revigorante nos atletas serranos que, até final do encontro montaram, literalmente, um cerco à grande área abrantina. Por três vezes, pelos pés de Tarantini (48 m), Canário (50 m) e Luizinho (70 m) os forasteiros voltaram a estar perto do golo que só foi evitado pelos ferros da baliza de Vítor Bernardes. Mas com tanta pressão exercida, o Abrantes acabaria por ceder, até porque já jogava reduzido a dez unidades por expulsão de Fernando (acumulação de amarelos). Foi aos 88 minutos. Depois de muito porfiar, os “leões da Serra” acabariam por colocar justiça no marcador com um golaço de Oliveira, entrado aos 60 minutos para o lugar de Canário.
A vitória assenta como uma luva aos covilhanenses e só peca por escassa. Tal como Fernando Pires vaticinava na pré-temporada, a equipa está a subir de forma a cada jogo. Depois da exibição decepcionante em Mafra, que terminou com a derrota leonina, os covilhanenses portaram-se melhor em casa frente ao Fátima e conquistaram o primeiro ponto da temporada. No último domingo, em Abrantes, a equipa beirã mostrou estar ainda mais “crescida” e ter argumentos para aspirar aos primeiros lugares da tabela. Continua é a necessitar de muito trabalho no aspecto da finalização. Na última jornada, foram muitas as oportunidades desperdiçadas , o que frente a um adversário de mais gabarito pode ser fatal.
O campeonato regressa no próximo fim-de-semana com os covilhanenses a receberem o Esmoriz a recuperar de uma derrota caseira com o Oliveira do Hospital.