NC / Urbi et Orbi


O sindicato espera que, através do diálogo, se possa evitar a greve

O Sindicato Mineiro enviou à administração das Minas da Panasqueira um pré-aviso de greve para o próximo dia 27. Em causa está a actualização dos salários, que segundo o Sindicato não é feita há quatro anos. Já no dia 2 do corrente mês, os mineiros reunidos em plenário haviam decidido recusar todo o trabalho extraordinário e paralisar na última hora do segundo período de trabalho normal de cada turno, durante oito dias úteis, a partir de quarta-feira, 15.
No entanto, refere António Matias, dirigente sindical “os trabalhadores têm sido pressionados por parte das chefias: as horas extraordinárias têm sido feitas e sentem-se acanhados em relação à paralisação de uma hora diária”. “Assim, decidimos em novo plenário marcar uma greve geral para todo o dia 27”, sublinha o responsável. O sindicalista revela ainda que foi também enviada uma carta a Bryce Porter, administrador da BT&W - Beralt Tin & Wolfram (empresa concessionária da exploração), “em que lhe é pedido que se desloque até aqui para uma reunião de negociação da actualização salarial”. E acrescenta: “Espero que nessa reunião se possa chegar a um acordo que evite a greve”.
Recorde-se que, no entender do Sindicato Mineiro, o aumento de produção das Minas da Panasqueira desde Fevereiro para cá, a par da recuperação do preço do volfrâmio nos mercados internacionais, permite a aplicação das actualizações salariais.