NC / Urbi et Orbi


A autarquia senense aprovou já a construção de um novo edifício para a promoção da Estrela

A Câmara Municipal de Seia deu início às obras de construção do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), uma estrutura criada há três anos pela autarquia com o intuito de promover o conhecimento e divulgação do património natural e cultural da Serra da Estrela, localizada na Quinta do Carvalhal, amplo e aprazível espaço verde com uma localização central no miolo urbano da cidade.
Estimado em cerca de 3,7 milhões de euros, o novo edifício do CISE tem um prazo de execução de 286 dias, permitindo a concretização dos pressupostos que estiveram na origem da sua criação. Desde logo, a realização de acções de interpretação da natureza, que consistem num vasto leque de actividades que permitem auxiliar os visitantes e residentes na compreensão do espaço natural que caracteriza toda a região da Serra da Estrela.
Uma das componentes mais importantes, a par da educação ambiental, tem a ver com o apoio à investigação científica. As novas instalações permitirão ao CISE actuar como um centro de acesso e transferência de conhecimentos e tecnologias e de cooperação técnica e cientifica com as instituições públicas e privadas nacionais.
O espaço contará com um centro de documentação ambiental, laboratórios para apoio à investigação, espaços de reuniões, exposições temáticas permanentes e temporárias, auditórios e salas de formação.
Entre as várias actividades que o CISE tem vindo a desenvolver, destacam-se as acções de educação ambiental, oficinas temáticas e exposições, entre outras. Na área do Turismo de Natureza o CISE oferece um conjunto de percursos pedestres no Parque Natural da Serra da Estrela, que permitem conhecer e desfrutar esta importante área protegida.

Estrutura de interesse estratégico

O projecto revela-se como “uma peça fundamental para a região”, salienta o autarca senense, Eduardo Brito, que encara este investimento de invulgar volumetria financeira, como “uma estrutura de interesse estratégico para a cidade e para o concelho”, na medida em que será o único equipamento desta natureza na região.
A autarquia pretende com este projecto “contribuir para a definição do perfil de aproveitamento turístico da região” e promover uma maior diversificação de tipos e formas de turismo que respeitem a natureza e as gentes e favoreçam a fixação de pessoas e o desenvolvimento harmonioso das cidades. Pretende, assim, “afirmar e consolidar a vocação de Seia como uma cidade ligada ao ambiente, à natureza, à montanha e ao turismo ecológico”, remata o presidente do município.

CISE mostra ambiente através dos selos

A Câmara Municipal de Seia, através do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), promove, até ao dia 30 de Setembro, uma exposição de filatelia subordinada ao tema “Os Selos e o Ambiente”. Tratam-se de cerca de mil selos, numa mostra organizada em três áreas. Para a concretização desta iniciativa o CISE contou com as participações de coleccionadores privados e dos Correios de Portugal, S.A. que, gentilmente, cederam as montras.Os selos, para além de poderem ser considerados delicadas obras de arte, constituem veículos ideais de educação e informação. Venha admirar a arte dos ilustradores de selos.