Nuno Costa vai debater o Processo de Bolonha com todos os envolvidos
ENDA em Vila Real
Associações académicas preparam novo ano

Uma série de novas medidas de luta contra a Lei de Base do Financiamento do Superior estiveram em discussão este fim-de-semana em Vila Real. A Associação Académica da UBI (AAUBI) também esteve presente e faz um balanço positivo da participação.


Por Eduardo Alves


Olhar para o Processo de Bolonha e tentar preparar as Universidades para a transição parece ser agora o mais premente objectivo da AAUBI. A participação “pela primeira vez” num Encontro Nacional de Associações de Estudantes, desta presidência da associação covilhanense saldou-se pela troca de impressões com outras Universidades.
Vila Real recebeu representantes de todas as academias estudantis que apresentaram e votaram moções para as próximas lides académicas. Nuno Costa, presidente da AAUBI. chegou mesmo a propor a realização de uma manifestação nacional na Covilhã. Esta acção acabou por ficar agendada para o dia 4 de Novembro, mas desta feita, na capital do País.
Uma das preocupações que agora se espelha aos dirigentes estudantis tem a ver com o Processo de Bolonha. Este ENDA serviu para “explicar as alterações que Bolonha vem provocar”. Discutir com os responsáveis da UBI e com os estudantes todo este processo “são passos a encetar proximamente”, remata o dirigente da AAUBI.
Da reunião onde estiveram presentes saíram também novas medidas de contestação à Lei de Bases. Este encontro salda-se por uma novidade considerada de “bastante importante” pelos responsáveis da AAUBI. Isto porque, as próximas jornadas de contestação “vão ser localizadas”. Ou seja, cada associação vai estudar o que mais falta aos estudantes em cada instituição. De forma a que as acções de protesto se aproximem mais das necessidades dos alunos do superior. Para a Covilhã, ainda não estão agendas “as próximas manifestações”. Mas Nuno Costa adianta que os problemas dos estudantes da UBI estão já a ser localizados.



Manifestação geral em Lisboa

As próximas acções de protesto estão agendadas para a capital do País

A capital foi o cenário escolhido para a próxima manifestação nacional de estudantes universitários. De entre críticas às políticas educativas do governo e formas de resolução dos problemas do superior, em Vila Real chegou-se ao consenso de levar a cabo uma manifestação nacional em Lisboa. O protesto que terá lugar no próximo dia 4 de Novembro, e “vai marcar a posição das associações”, explica Nuno Costa.
Estes e outros assuntos vão também estar em discussão, amanhã, 22, na Assembleia Geral de Alunos, na AAUBI. Uma reunião que tem como ponto principal a apresentação o relatório de contas de 2003/2004. No entender do presidente da associação, a questão financeira encontra-se numa “situação preocupante”. Algo que Nuno Costa espera superar com as quotizações, os novos sócios “e o subsídio do Instituto Português da Juventude”. A falta de dinheiro não tem, ainda assim “perturbado o planeamento de actividades da AAUBI”. Isto porque, “tem existido uma gestão muito rigorosa e gastos pensados”, reitera o dirigente estudantil.
Sobre o programa da Recepção ao Caloiro, Nuno Costa confirma que o cartaz está a ser preenchido e que vão figurar “alguns nomes sonantes”. Para este ano estão pensadas algumas melhorias numa das maiores actividades da AAUBI. O responsável máximo pela associação refere que este acto cultural é um dos mais significativos para a AAUBI e pode também servir para unir mais os estudantes em torno das actividades da associação.