Novo grupo de apoio
Centro Hospitalar combate alcoolismo

Criado na passada semana, o Grupo de Voluntariado de Apoio à Unidade de Tratamento de Alcoologia pretende ajudar no combate a um “flagelo social”.

Por: Eduardo Alves


O encerramento do Centro de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira (CARCB) levou à constituição de um novo organismo de voluntários. A desempenhar funções nas instalações de Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) os voluntários estão destacados para dar apoio à Unidade de Tratamento de Alcoologia. Uma forma de aproveitar todos os conhecimentos e práticas adquiridos ao longo do funcionamento do CARCB, os responsáveis pela unidade hospitalar definem a constituição deste grupo de voluntários como uma forma de “ envolver a comunidade e prosseguir o tratamento da dependência”.
Este Grupo, aberto à intervenção voluntária de doentes já tratados, contará com a participação de alguns elementos com experiência nesta área, provenientes do Centro de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira e irá articular-se com a Unidade de Tratamento de Alcoologia do CHCB, os Centros de Saúde da sua área de intervenção, Covilhã, Fundão e Belmonte, instituições locais e com a própria comunidade envolvente.
Um dos principais objectivos do trabalho destes voluntários passa por sensibilizar os doentes alcoólicos para o tratamento, dar apoio aos doentes e às suas famílias, e também implementar e desenvolver acções no âmbito da prevenção do Alcoolismo.