Carla Loureiro
NC / Urbi et Orbi



Regina Duarte estará no Teatro-Cine no próximo dia 6 de Outubro

A Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã, começou, quinta-feira, 23, a “derrubar” de novo a divisão entre o público e o palco. O Festival Y # 2 pretende, até 15 de Novembro, encher os palcos da região com a diversidade que caracterizou a primeira edição realizada no ano passado. Dança, teatro, performances interactivas associadas ao vídeo e multimédia e vários workshops são os principais ingredientes para que durante estes quase dois meses o público saia de casa e se dirija ao Teatro-Cine da Covilhã e Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, locais onde irá decorrer o Festival. A estrela das telenovelas brasileiras, Regina Duarte, e o mais recém espectáculo da coreógrafa Olga Roriz são apenas dois dos inúmeros bons motivos para que não se fique em casa.
O palco foi inaugurado com o espectáculo de marionetas Prometeu, levado à cena na Covilhã pelo Teatro de Ferro, abrindo assim a segunda edição do Festival Y. Segue-se Poémes Visuales, da Companhia Jordi Bertran, hoje 28 e amanhã 29 no Cine-Teatro Avenida e a 30, na cidade serrana. Para dia 6 de Outubro, no Teatro-Cine da Covilhã, está marcado o espectáculo que certamente mais público reunirá. É que não é todos os dias que na região existe a oportunidade de ver ao vivo e a cores uma das maiores actrizes brasileiras, tão conhecida entre nós pelas suas participações em “Roque Santeiro” ou “Rainha da Sucata”, só para mencionar dois exemplos. Regina Duarte, que dispensa muito mais apresentações, faz a sua estreia na “cidade neve” com “Coração Bazar”, um monólogo onde interpreta seis personagens diferentes, mas cujo elemento de ligação entre elas é apenas um: procurar enfatizar o sentido da vida, através do amor e da alegria.
O evento cultural continua no dia a seguir, 7 de Outubro. O Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, recebe A Escola da Noite e o seu “O Juiz da Beira”. A companhia teatral de Coimbra é de novo convidada para participar no Festival Y # 2, depois de ter estado na primeira edição. O dia 12 reserva ao público “As três figuras do excesso”, espectáculo de dança da autoria de Cláudia Dias, na sala covilhanense. Olga Roriz traz de novo a dança, mas apenas ao palco albicastrense, a 21. Trata-se de “Confidencial”, o último trabalho daquela que é considerada uma das mais consagradas coreógrafas portuguesas. O teatro regressa de novo ao Teatro-Cine da Covilhã, a 2 de Novembro, com “A noite mesmo antes das florestas”, pela Trimagisto. Já entre 3 e 6 de Novembro decorre o “Festival Y – Outras Formas” (ver caixa). O Festival Y # 2 despede-se com O Bando e os seus “Anjos”, a 11, no Cine-Teatro Avenida.





Festival Y - Outras Formas e workshops



Além da programação dita normal, a Quarta Parede apresenta nesta segunda edição do evento uma novidade. Trata-se do “Festival Y – Outras Formas”, um espaço inteiramente dedicado a permitir que estruturas ligadas às artes performativas e à multimédia, por exemplo, possam também elas ter palco e visibilidade. “Projecto Móbil”, de Sílvia Ferreira (3 de Novembro), “En-Sueño”, de Irene Lázaro (4 de Novembro), “Mãos na terra, cabeça no ar”, Colecção B (5 de Novembro) e “Wasteband”, de Patrícia Portela (6 de Novembro) são os espectáculos que vão decorrer na Covilhã. Ainda no âmbito do Festival Y – Outras Formas, o auditório do Instituto Politécnico de Castelo Branco é o local escolhido para assistir, a 6 de Novembro, à performance interactiva do Teatro Não, “São precisos dois para dançar a valsa”.
Em relação aos workshops, o de “Escrita Criativa”, orientado por Carlos Alberto Machado, decorrerá entre 1 de Outubro e 15 de Novembro, aos fins-de-semana. Já o de “Arte Contemporânea”, sob a direcção de Magda Rodrigues, terá lugar nos dias 30 e 31 de Outubro, às 10 horas. Ambos serão realizados no Teatro-Cine da Covilhã.