Por Catarina Rodrigues


Um dos mais conceituados eventos culturais está de volta à região

O filme “The Kid”, de Charlie Chaplin, musicado ao vivo pela Orquestra e Coro da Associação Cultural da Beira Interior, dirigida pelo maestro Luís Cipriano, será o ponto de partida para a quinta edição do IMAGO – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem. A iniciativa a realizar na cidade do Fundão, entre os dias 2 e 9 de Outubro irá manter as linhas gerais das edições anteriores, apresentando, no entanto, algumas novidades.
O filme-documentário “5 Slides Of a Coin”, do realizador canadiano Paul Kell, assinala no IMAGO a sua estreia europeia. Para além das estreias, esta quinta edição do festival regista um aumento no número de filmes apresentados, 184 curtas metragens e 12 longas metragens. Na competição Internacional estão a concurso 40 filmes.
Para além da competição o IMAGO apresenta outros atractivos, que segundo a organização do evento são pautados pela qualidade. The early years of… Martin Scorsese irá mostrar as primeiras obras do famoso realizador. Uma secção nova que pretende provar que fazer bom cinema não é uma questão de idade, mas sim de talento. O mítico “Táxi Driver” que valeu a Scorsese a Palma de Ouro no Festival de Cannes será projectada no Heineken Open Space. Este espaço terá entrada gratuita e irá proporcionar ao público a possibilidade de assistir à projecção de vários programas em formato digital.
Destaque para o Sound & Vision Experience, uma categoria que aparece agora renovada e que contará com filmes-concerto, sessões DJ, performances, concertos e o Master Class de Matthew Herbert, para muitos considerado o “mago da electrónica”.
A quinta edição do IMAGO conta ainda com a secção “Docs in Shorts” e com a prospectiva Lynne Ramsay. A realizadora irá apresentar toda a sua obra ao público do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem. Destaque também para o programa especial Cinema 16. Esta distribuidora irá proporcionar o visionamento de obras da autoria de realizadores como Ridley Scott e Christopher Nolan, entre outros. Entre os dias 5 e 7 de Outubro será ainda realizado um Workshop intitulado “De Aristóteles a Vogler: O Percurso do Herói na Análise de Guiões” e terá Allan Baker como formador. As inscrições estão abertas até ao dia 30 de Setembro.
O IMAGO arranca às 22 horas do próximo sábado e promete transformar o Fundão na cidade do cinema. As várias actividades terão lugar no Pavilhão Multiusos, no Casino Fundanense e no English Club. Para além dos filmes e logo no primeiro dia, será apresentada a exposição fotográfica “Altas Luzes”, da fotojornalista do Blitz, Rita Carmo. A mostra apresentará um conjunto de 39 imagens resultantes de fotografias de concertos e retratos de artistas e poderá ser vista até ao último dia do evento.

Página Oficial