Aires de Sousa diz que não depositava grandes esperanças numa vitória, mas no final cortou a meta em primeiro
3.º Grande Prémio
Tortosendo recebe prova de atletismo

Veio de Penafiel correr na Beira e ganhar isolado. Aires de Sousa impôs um ritmo avassalador para os principais concorrentes. A terceira grande prova de atletismo do Tortosendo tem novo campeão.


Por Eduardo Alves


Dedicada a São Miguel, esta prova de atletismo percorre as principais artérias da vila. O Tortosendo, acordou no passado domingo, 26 para ver Aires de Sousa, um atleta do Penafiel Clube, correr desalmadamente até à meta instalada na Junta de Freguesia do Tortosendo.
A prova organizada pela junta e pela Associação de Atletismo de Castelo Branco (AACB) trouxe ao Tortosendo 119 atletas. Um grande prémio com início no bairro do Belo Zêzere, uma extremidade da vila e terminou no coração do Tortosendo. Pelo meio, os atletas percorreram um total de 10 mil e 500 metros. Uma distância suficiente para Aires de Sousa deixar a quase um minuto, o segundo corredor. O atleta vencedor, a correr com as cores do Penafiel fez um total de 38 minutos e 39 segundos. No arranque da prova, “não estava nada à espera deste resultado”, confessa. Vindo de uma paragem, devido a lesão, “as expectativas para esta prova não eram muitas”. Um bom arranque “e um público fantástico, como não se encontra em lugar nenhum” ditaram o resultado da prova.
Fernando Mamede, o antigo atleta do Sporting Clube de Portugal deslocou-se até ao concelho da Covilhã para apadrinhar esta prova. Para Mamede, o trabalho que está a ser desenvolvido com este grande prémio “é muito meritório para a região e para o atletismo”. Este desportista faz ainda a ressalva de “um bom percurso para uma prova desta envergadura”. Os responsáveis pela organização também se mostraram confiantes “em que a prova se repita, cada vez com mais participantes”. No dia em que se realizou também a meia maratona de Lisboa, “o número de 119 atletas presentes, superou as expectativas”, adiantou fonte da junta de freguesia.