José Manuel Alves
NC / Urbi et Orbi


Na despedida de funções, Martins da Cruz, comandante distrital da PSP faz o ponto da situação no distrito

As detenções por tráfico de droga no distrito de Castelo Branco nos primeiros oito meses deste ano aumentaram 45 por cento em relação a igual período de 2003, revelou o comandante distrital da Polícia de Segurança Pública, subintendente Martins Cruz.
O responsável da PSP falava no jantar de despedida do cargo que ocupa, na passada quinta-feira,16, já que vai deixar o comando para frequentar o curso de promoção a Intendente. Martins Cruz referiu também que "durante os primeiros oito meses deste ano houve menos 135 crimes" no distrito, o que "representa uma diminuição total da criminalidade de 8 por cento". Por outro lado, afirma que o roubo de veículos e o furto de interior de viaturas nas cidades de Castelo Branco e da Covilhã baixaram em um terço.
O comandante diz ainda que os furtos realizados por carteiristas entre Janeiro e Agosto deste ano também sofreram uma redução de dois terços em relação a igual período do ano anterior. Já os assaltos a estabelecimentos comerciais em Castelo Branco e na Covilhã, baixaram para metade, tal como os roubos e furtos por esticão.
Num jantarem que estiveram presentes várias individualidades, o comissário da PSP, João Amaral, agora no cargo do anterior comandante, lembrou os ensinamentos de Martins Cruz e a garantia da PSP continuar a cumprir a sua missão. O presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Clemente Rosa Mouro, teceu rasgos elogios ao anterior comandante, considerando-o "um homem honesto, trabalhador e dedicado, que trouxe uma nova vida para esta cidade que muito lhe fica a dever". Monsenhor Magalhães, Capelão da PSP lembrou a postura de Martins Cruz, e por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão elogiou o papel preponderante da PSP na cidade albicastrense. "Trata-se de uma instituição que tem prestado relevantes serviços à causa pública, na qual o seu comandante Martins Cruz, ao longo deste tempo, desempenhou o seu cargo com elevado brio, dedicação e eficiência, tendo os albicastrenses encontrado nele e nos homens que dirigiu, forças capazes de enfrentar as situações mais difíceis que se lhe depararam". O autarca que entregou-lhe depois a medalha da cidade.
Presente nesta homenagem, o presidente da Associação Sócio Profissional da Polícia, Alberto Torres destaca a "forma positiva" como o subintendente Cruz, em colaboração com o Sindicato, deu a melhor solução para que os processos disciplinares instaurados a agentes policiais, "ficassem pelo caminho", criando-se deste modo, "um bom ambiente em todo o pessoal por forma a que toda a população viesse a beneficiar com o trabalho da PSP". A Governadora Civil do distrito de Castelo Branco, Maria Manuel Nogueira, elogiando o homenageado, classificou-o "uma pessoa bastante colaboradora, aberta ao diálogo e de grande brio profissional", factores preponderantes para que "a população se apercebesse que o comandante da PSP, estava preocupado com os seus mais variados problemas, pelo que merece o maior sucesso na sua carreira futura".
Emocionado, Martins Cruz elogiou todos os seus comandados, pelo "excelente trabalho que desempenharam". Estendendo os louvores recebidos, e numa clara alusão ao trabalho desenvolvido, considerou que "não foi só o comandante, mas também os oficiais, os chefes e os agentes que arrumavam, tiravam a água do barco e subiam às velas, à chuva e ao vento. Eram os meus homens, porque eu apenas traçava o rumo", concluiu perante um enorme aplauso de todos os presentes.