Por Eduardo Alves


São três as entidades e dois covilhanenses a serem distinguidos no dia da cidade

Já é conhecida a lista de individualidades e instituições que vão ser homenageadas no próximo dia 20, na Covilhã. O programa do dia da cidade foi votado na última sessão privada da câmara, sexta-feira passada, 1 de Outubro. A lista proposta foi aprovada por unanimidade e é composta por três instituições e duas individualidades.
A medalha de Mérito Municipal vai ser entregue a título póstumo a Alfredo Pinto da Silva. Um covilhanense que se destacou como presidente da Assembleia Municipal, vereador da Câmara da Covilhã, deputado na Assembleia da República e presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela. Miguel Nascimento sublinha que esta homenagem “é um orgulho para todos os covilhanenses, em especial, para os socialistas”, uma vez que Alfredo Pinto da Silva era militante deste partido político. O segundo homenageado é José Mesquita Nunes, actual provedor da Santa Casa da Misericórdia. Esta distinção resulta “num trabalho bastante meritório que o provedor tem feito na Santa casa da Misericórdia”, adianta Alçada Rosa, vice-presidente da Câmara da Covilhã.
Quanto às instituições, a Santa Casa da Misericórdia também surge na lista composta por três nomes. Esta instituição “já deu mostras mais que suficientes na vivência da Covilhã”, acrescenta o vice-presidente da autarquia. Miguel Nascimento, vereador da oposição também atesta as palavras de Alçada Rosa. Ainda na lista das homenagens estão presentes a Associação Cristã da Mocidade (ACM) e o Rotary Clube. Duas instituições que a câmara também vai distinguir. O trabalho destes dois organismos têm sido “insubstituível”, segundo Nascimento, em vários domínios.




Estudantes associam-se às comemorações

O programa do 20 de Outubro apresenta este ano uma novidade de peso. Pela primeira vez, os festejos da Recepção ao Caloiro, promovidos pela associação académica, vão estar integrados nas comemorações do dia da cidade. Assim, a tradicional Latada vai ter lugar no próprio 20 de Outubro. A medida foi distinguida por todos os elementos do executivo camarário. Segundo Alçada Rosa, “os estudantes também fazem parte integrante deste cidade”, dai que a câmara mostrasse “toda a receptividade” em fazer um programa conjunto.
Este cartaz, para além da habitual sessão solene conta também com a inauguração da sede da Associação de Antigos Professores, Alunos e Empregados da Escola Secundária Campos Melo, recentemente remodelada, com a nona edição do Festival Internacional de Piano da Covilhã, a decorrer entre os dias 14 e 19 de Outubro e com a peça musical “Jesus Cristo Superstar”, que tem lugar dia 24, no Teatro-Cine.