Anabela Gradim e os jurados da sua prova de doutoramento
Doutoramento em Ciências da Comunicação
Sentimentalismo de Peirce em análise

Estudar e compilar o pensamento de um dos mais importantes filósofo americano foi o objectivo conseguido com esta tese de doutoramento apresentada na passada semana na UBI.


Por Ana Maria Fonseca


Docente do Departamento de Comunicação e Artes da UBI, Anabela Gradim Alves apresentou na passada sexta feira, 1 , a sua tese de doutoramento subordinada ao tema “A Dimensão Comunicacional da Semiótica de Peirce: Ética e Heteronomia”.
O trabalho, desenvolvido durante quatro anos, apresenta a filosofia de Peirce, “entendida como um sistema que se socorre da doutrina das categorias para unificar as diversas linhas temáticas em que o seu pensamento se desenvolve, e que culmina na hipótese de uma metafísica evolucionária destinada a unir arquitectonicamente as diversas linhas de pensamento desse todo”, explicou a autora durante a apresentação.
Gradim focou ainda o sentimentalismo peirceano, numa sistematização do pensador novecentista realizada agora pela primeira vez. “O trabalho trata de explorar as posições éticas do filósofo americano, a que ele chamava «sentimentalismo»”, explica e acrescenta, “esse aspecto é o mais obscuro e mal estudado da sua obra”. As maiores dificuldades com que se deparou foram “aceder a alguma bibliografia, e dificuldade depois em seleccioná-la, “por ser muito extensa”, refere.
No futuro, e apesar da dimensão da tese, as suas abordagens abrem as portas a mais investigação sobre o tema. Por isso, Gradim gostaria de se ocupar “dessa outra tese, a que esteve ausente nas minhas provas”. A tese foi aprovada por unanimidade pelo júri, presidido por Mário Raposo, vice-Reitor da UBI, que teve como arguentes Manuel do Carmo Ferreira, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade
de Lisboa e António Carreto Fidalgo, professor catedrático da UBI, também orientador da tese. O júri foi ainda constituído por Paulo Serra e Eduardo Camilo, professores auxiliares da UBI e José Manuel Santos, professor associado da mesma universidade.