As instalações do antigo hospital foram transformadas em dois lares para idosos
Apoio à terceira idade
Novos lares da Misericórdia abrem portas

O antigo hospital sofreu obras de remodelação. A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã abriu agora duas novas valências de apoio aos mais idosos.


NC / Urbi et Orbi


A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã (SCMC) inaugurou na passada semana, o seu novo lar, com capacidade para 104 utentes.
A nova infra-estrutura ocupa os antigos imóveis do Hospital da Covilhã, propriedade da SCMC, que foram remodelados. A requalificação e aquisição de equipamento representam um investimento de cinco milhões de euros. Além de 70 quartos, o lar está equipado com ginásio, salão de beleza, capela, serviços de enfermagem e sócio-culturais.
"Nesta fase de abertura vamos funcionar com cerca de 40 idosos que entregaram já o processo completo", afirma o vice-provedor da Santa Casa, Lousa Nicolau, segundo o qual "há uma grande procura" por vagas no lar. A par do novo lar, a SCMC recuperou também o imóvel dos antigos serviços administrativos do hospital, que a partir deste mês vai receber a sede da instituição. O actual edifício, na zona baixa da cidade, vai ser adaptado para dar melhores condições aos vários cursos de formação profissional que ali funcionam.
A última fase de todo o projecto prevê a recuperação das instalações da Unidade de Psiquiatria do Hospital da Covilhã (que mudará para um novo espaço), para instalação de um lar de luxo para idosos.