Este projecto tem contornos pioneiros no nosso País
Teatro Virtual
Uma peça interactiva

Prometem que o mundo da Internet “nunca mais vai ser o mesmo”, como também esperam modificar toda a rede cibernética com um projecto que tanto tem de inovador como de extraordinário.


Por Eduardo Alves


A Internet tem destas coisas. Romper fronteiras de espaço e tempo, criar comunidades e transformar a mais ténue das vozes num grito universal. Com o sentido virado para as novas tecnologias e respectivas potencialidades, a Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA) vai promover a uma peça de teatro virtual.
Um projecto pioneiro que visa a construção de uma peça “através da utilização da Internet”, explicam os responsáveis em conferência de imprensa apresentada esta semana nas instalações da empresa que vai ajudar no suporte técnico. Este “veículo de aproximação e de intercâmbio de ideias e pensamentos entre as pessoas” vai também ser o condutor de um projecto arrojado por parte da ASTA. Para além da aproximação do teatro, como arte milenar, às novas tecnologias da comunicação, os promotores da ideia têm ainda como objectivo “sensibilizar as pessoas, para o mundo do teatro e da cultura em geral”.

Os passos cibernéticos

Com a data de arranque marcada para o dia da cidade da Covilhã, 20 de Outubro, o Teatro Virtual divide-se em quatro etapas distintas. A primeira das quais, relacionada com a criação do texto desenrola-se através de um chat próprio criado na página oficial deste evento. Aí, todos os inscritos podem colocar sugestões e alterações à peça, durante oito semanas consecutivas. As outras três etapas, concurso on-line e ensaios, montagem final e apresentação pública vão decorrer durante o próximo ano e têm data de conclusão marcada para Maio de 2005.
Com a Internet como veículo de excelência nesta peça, a ASTA espera “que através de um processo interactivo e democrático, os participantes, mesmo à distância, possam ser intervenientes activos do projecto”.
Para os interessados em participar nesta actividade o acesso é feito através do site do projecto, onde os cibernautas podem obter o seu acesso. Cada utilizador ficará com um cartão de identidade onde tem o seu nick name, a idade e o endereço de e-mail. Dados que lhe permitem ter acesso a todas as actividades do projecto.
Os promotores referem que esta ideia surgiu após “um reflexo sobre a incursão das novas tecnologias nas vivências do dia-a-dia”. Este teatro virtual pretende também “apresentar novas tecnologias para o futuro”. António Abernú é o coordenador do projecto.