NC / Urbi et Orbi


Foram 15 as empresas que se candidataram a reconverter a Casa da Moagem na Casa da Cultura

A Câmara do Fundão adjudicou na passada semana sete obras no valor de sete milhões de euros que deverão estar concluídas no Verão do próximo ano. O destaque, entre as diversas empreitadas, vai para a adjudicação da Casa da Moagem, por mais de três milhões 551 mil euros, à empresa Manuel Rodrigues Gouveia, com execução prevista num prazo de 300 dias.
O investimento está orçado num milhão e 250 mil euros, 25 por cento do valor inicialmente previsto pela autarquia - que no caderno de encargos previa um custo superior a quatro milhões e 800 mil euros. No conjunto das sete obras, “conseguimos poupar mais de dois milhões de euros” em relação aos valores inicialmente previstos, que apontavam para um custo superior a onze milhões de euros, explica o autarca fundanense, Manuel Frexes. À recuperação da Casa da Moagem concorreram 15 empresas, entre as quais, algumas das mais destacadas no panorama nacional, como a Teixeira Duarte e Construtora do Tâmega, para além da construtora espanhola S. José.
A adjudicação das obras obrigou à aprovação, por unanimidade, da quarta alteração do orçamento municipal. Entre os trabalhos adjudicados está também a ansiada recuperação do Palácio do Picadeiro por um valor superior a 798 mil euros. A recuperação do edifício pela empresa João de Sousa Baltazar tem uma duração prevista de 145 dias.




Zona Industrial requalificada

Entre os trabalhos adjudicados está a construção de uma zona verde no âmbito da requalificação da margens da Zona Industrial do Fundão. Os trabalhos foram entregues à Edivisa, por 589 mil euros, com um prazo de execução de 300 dias. A cobertura e arranjo do piso e da zona envolvente ao polidesportivo de Valverde será realizada pela Constrope, em 150 dias, por 535 mil euros. O piso zero do Pavilhão Polidesportivo do Fundão será finalmente acabado, numa intervenção a realizar pela Certar, no prazo de 150 dias e pelo preço de 633 mil euros.
Nas obras adjudicadas contam-se ainda a construção do saneamento básico na freguesia de Bogas de Baixo e o alcatroamento da estrada florestal de Alcongosta, entregue à Lena Construções SA por 185 mil euros. O saneamento básico de Bogas, única freguesia no concelho do Fundão que ainda não tem esgotos, será feito pela empresa Serrasqueiro e Filhos, por mais de 256 mil euros, num prazo de 120 dias.