NC / Urbi et Orbi


As novas tecnologias passam agora a estar à disposição dos bombeiros da Guarda

Sérgio Cipriano e os irmãos Miguel e Filipe Teixeira dos bombeiros de Gouveia trabalharam voluntariamente na execução do primeiro site português desenvolvido para os soldados da paz, ao longo de 15 meses. Este sítio na rede é visto como "um instrumento de grande utilidade operacional e informativa para os bombeiros ou todos os interessados neste sector". A ideia surgiu após um encontro dos "bombeiros na Internet", realizado em Gouveia. Os custos de construção do site foram suportados pela equipa de trabalho.
Em termos de informação, o site refere tudo o que diz respeito a cada corpo de bombeiros, nomeadamente o quadro de comando, número de efectivos e viaturas ou barcos salva-vidas existentes. Indica ainda quais as freguesias abrangidas por cada corporação, indo ao pormenor de informar sobre a localização do quartel de cada corporação e a história da povoação (cidade, vila ou freguesia) em que se situa.
No sector operacional, o site dos Bombeiros Voluntários do distrito da Guarda tem ligações à base de dados do Grupo Crise do Instituto Geográfico Português, referindo onde existem pontos de água, características dos locais onde ocorrem situações de fogo ou acidente e coordenadas, os meios aéreos existentes, entre outras informações. Sérgio Cipriano realça esta componente, a que os bombeiros podem aceder através de um computador de bolso com sistema GSM, tendo este sistema a possibilidade de uma hiperligação directa ao Grupo Crise. E exemplifica que, por exemplo, um comandante que não conheça a zona onde está a intervir, pode recorrer às coordenadas deste equipamento e situar os meios ou mobilizá-los, conforme os casos, podendo ser uma "ferramenta útil de inter-ajuda no combate a incêndios florestais ou acidentes".
O site faculta ainda a possibilidade de intercâmbio de informações entre as corporações de bombeiros do distrito e do País através de uma "sala de conversação".